Henrique Entratice
Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica
Contacto:
henrique.entratice@campus.fcsh.unl.pt
Biografia
Henrique Entratice é Doutorando em Antropologia na NOVA FCSH e ISCTE-IUL.
É graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde desenvolveu a sua pesquisa focado na problemática dos Direitos Culturais e do Património Cultural Imaterial. Imigrou para Portugal em 2017, quando frequentou o mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura no ISCTE-IUL com especialização em Gestão Cultural, finalizado em 2019 com a apresentação do trabalho “Preservação do patrimônio cultural imaterial brasileiro: tomada de decisão (decision-making) em três casos brasileiros”. Foi Assessor de Gabinete do Museu da Cidade de São Paulo, do Arquivo Histórico Municipal de São Paulo e do Pavilhão das Culturas Brasileiras, instituições vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Brasil. É investigador integrado do IHC desde Maio de 2021.
Entre os seus interesses de pesquisa estão os direitos culturais, a tutela jurídica do património cultural imaterial, os trânsitos coloniais de artefactos ameríndios e a gestão museológica. Desenvolve sua pesquisa em parceria com a Universidade Federal de Goiás, Brasil.
Áreas de Investigação
- Património cultural imaterial
- Direitos culturais
- Antropologia jurídica
- Trânsitos coloniais
Publicações destacadas
- Entratice, Henrique, “Apropriação Cultural e a Juridificação do Patrimônio Cultural Imaterial: as tomadas de decisão no caso da Cajuína,” in Vinte anos do Decreto de Registro do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, editado por Inês Virgínia Prado Soares e Youssef Campos. São Paulo: Juspodivm, 2020.
- Entratice, Henrique. “Preservação do patrimônio cultural imaterial Brasileiro: Tomada de decisão (decision-making) em três casos Brasileiros.” Dissertação de Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura, ISCTE-IUL, 2019. [PDF]
- Entratice, Henrique. “A Tutela Jurídica do Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.” Tese de Licenciatura, Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016.
Projectos principais
- “Sobreviver em confinamento museológico: bonecas karajá, diplomacia cultural e memória ameríndia” — Dissertação no âmbito Programa Doutoral em Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e ISCTE-IUL, orientada por Ema Pires (Universidade de Évora). Projecto individual financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (UI/BD/150942/2021). 2020-
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Notícias
Irene Flunser Pimentel recebe prémio da Academia Portuguesa da História
Nov 25, 2024
Irene Flunser Pimentel venceu o Prémio Lusitania – História da Academia Portuguesa da História
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2024
Nov 13, 2024
O IHC preparou um conjunto de cinco actividades para a Semana da Ciência e Tecnologia
Paulo Catrica estreia filme no DocLisboa
Out 16, 2024
O filme “Vivi Nascosto Guido Guidi” é uma biografia visual do Guido Guidi