março, 2018

Detalhes do Evento
Quinta sessão do ciclo de seminários "Marcas do Império - Colonialismo e Pós-Colonialismo na Época Contemporânea" 2017/18. Uma co-organização do IHC com o ICS-ULisboa. A Política Colonial de
Ver mais
Detalhes do Evento
Quinta sessão do ciclo de seminários “Marcas do Império – Colonialismo e Pós-Colonialismo na Época Contemporânea” 2017/18. Uma co-organização do IHC com o ICS-ULisboa.
A Política Colonial de Andrade Corvo:
o papel de um império africano para a defesa da autonomia nacional numa Europa em transformação (1870-1891)
Daniel Gamito-Marques (CIUHCT–NOVA FCT)
Nesta comunicação pretende-se discutir a influência de João de Andrade Corvo (1824–1890) e de José Vicente Barbosa du Bocage (1823–1907) na definição da política colonial portuguesa e da identidade nacional do país. Será dado um enfoque particular ao seu papel na reorganização do império africano, no contexto da “corrida a África”. A sua ascensão política será explicada com base na autoridade que conquistaram devido aos seus estudos científicos, bem como à proximidade a actores do meio político português da época.
Sobre o orador:
Daniel Gamito Marques (n. 1986)
Licenciado em Biologia Celular e Molecular pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT/UNL). Mestre em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL). Doutorado em História da Ciência pela FCT/UNL. Os seus interesses de investigação são o imperialismo europeu do século XIX, a história das ideias em biologia, e os cruzamentos entre literatura e ciência.
Organização:
Linha Temática Colonialismo, Império e Imaginação Imperial na Época Contemporânea, IHC – NOVA FCSH
Grupo de Investigação Impérios, Colonialismo e Sociedades Pós-Coloniais, ICS-ULisboa
João Miguel Almeida (IHC-NOVA FCSH)
Maria José Lobo Antunes (ICS-ULisboa)
Pedro Aires Oliveira (IHC-NOVA FCSH)
Paulo Jorge Fernandes (IHC-NOVA FCSH)
Tempo
(Terça-feira) 6:00 pm - 8:00 pm UTC+00:00
Organizador
Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa