Cláudia Ninhos

Doutor/a

Biografia

Cláudia Ninhos é doutorada em História, área de especialização em História Contemporânea, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, instituição onde concluiu também a licenciatura e o Mestrado. É investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea da NOVA FCSH, tendo vindo a especializar-se na história das relações luso-alemãs, do Nacional-Socialismo e do Holocausto.

Participou, como investigadora, nos projectos «The Power of Science. German Science in Portugal (1933-45)», financiado pela FCT, e «Os Trabalhadores Forçados Portugueses no III Reich», financiado pela Fundação EVZ e pelo Goethe Institut. Desde Julho de 2017, é Vogal do Conselho de Administração da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

É formadora acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho e tem colaborando regularmente com a Associação de Professores de História em acções de formação. Co-editou o livro A Angústia da Influência. Política, Cultura e Ciência nas relações da Alemanha com a Europa do Sul,1933-1945 (Frankfurt am Main, Peter Lang, 2014) e o volume Nazi Germany and Southern Europe (New York, Palgrave, 2015). É co-autora do livro Salazar, Portugal e o Holocausto e autora do livro Portugal e os Nazis (A Esfera dos Livros, 2017). A sua tese de doutoramento foi galardoada com o Prémio Victor de Sá de História Contemporânea 2017. O seu projecto individual, intitulado “Do Preconceito ao Genocídio: a Imprensa Portuguesa e o Holocausto”, foi proposto para financiamento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Áreas de Investigação

  • História contemporânea
  • Relações luso-alemãs
  • Holocausto

Publicações destacadas

  • Ninhos, Cláudia. Portugal e os Nazis. Lisboa: A Esfera dos Livros, 2017. [link]
  • Ninhos, Cláudia, “What was known in the neutral countries about the on-going genocide of European Jews?,” in Bystanders, Rescuers or Perpetrators? The Neutral Countries and the Shoah​, editado por Corry Guttstadt, Thomas Lutz, Bernd Rother e Yessica San Román, 125-138. Berlim: Metropol Verlag, 2016. [PDF​]
  • Clara, Fernando & Cláudia Ninhos (Eds.). Nazi Germany and Southern Europe, 1933-45. Science, Culture and Politics. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2016. [link]
  • Pimentel, Irene Flunser & Cláudia Ninhos. Salazar, Portugal e o Holocausto. Lisboa: Temas e Debates, 2013. [link]

Projectos principais

 

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X