Xurxo Ayán regressa a O Preguntoiro

Mai 5, 2022 | Destaque, Notícias

Iniciou-se hoje a segunda campanha arqueológica no sítio de O Preguntoiro (concelho de Pantón, Galiza), coordenada por Xurxo Ayán Vila e Sonia García Rodríguez, opoiada pela Consellería de Cultura de la Xunta de Galicia e co-financiada pela União Europeia*.

A intervenção, que pode ser acompanhada na página de Facebook do projecto, integra-se no projecto mais amplo de investigação da génese e evolução da paisagem cultural da Ribeira Sacra — um trabalho que Xurxo Ayán tem vindo a desenvolver há vários anos em colaboração com o Instituto de Ciencias del Patrimonio do CSIC.

A equipa multidisciplinar tem três objectivos principais: datar e conhecer melhor a configuração da paisagem vinícola do vale do rio Sil e da Ribeira do Minho; estudar os espaços simbólicos medievais relacionados com o eremitismo (sécs. VII-X); e desenvolver projectos de arqueologia comunitária que dêem protagonismo à população local, no contexto da candidatura da Ribeira Sacra a Património da Humanidade da UNESCO.

Para além disso, na mesma região e integrado no seu projecto de arqueologia das ditaduras ibéricas, o arqueólogo do IHC tem também em curso um estudo da paisagem marcada pelo que denomina de electrofascismo nas décadas de 1950 e 1060.

* Programa Operativo FEDER Galicia 2014-2020 para a contribuição da conservação do meio ambiente e do património cultural.

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X