Nova campanha arqueológica na Galiza
Out 27, 2021 | Notícias

Iniciou-se a 18 de Outubro uma nova campanha de exploração do sítio arqueológico de O Preguntoiro, localizado no concelho galego de Pantón, co-dirigida por Xurxo Ayán Vila e Sonia García Rodríguez.
O objectivo desta escavação é aprofundar o conhecimento sobre as origens da paisagem cultural da Ribeira Sacra e, mais concretamente, averiguar a tradição oral que alega haver naquele lugar uma antiga ermida em honra de San Xoán Degolado — uma possível origem para o Mosteiro de San Vicenzo de Pombeiro.
De facto, em poucos dias, os investigadores já descobriram os restos de uma construção — que se presume ser a dita capela ou ermida de San Xoán Degolado —, bem como sarcófagos escavados na rocha, uma inscrição num bloco de granito e diversos restos de cerâmica. Estes indícios parecem estar associados ao antigo mosteiro.
A equipa começou por fazer a limpeza da vegetação da área para poder, depois, fazer a prospecção intensiva, registo e interpretação das inscrições rupestres e fotogrametria digital dos vestígios encontrados. Desta forma, para além da investigação, foi proporcionado o acesso ao público para visitas ao sítio.
Com a duração de três semanas, este projecto foi financiado pela Consellería de Cultura, Educación e Universidade da Xunta de Galicia e pelo Concello de Pantón.
Imagem: sítio arqueológico de O Preguntoiro
Outras notícias
-
'Ala Armando de Lacerda' é inaugurada a 17 de Setembro -
Sob o tema “A História Pública de Passados Difíceis” -
A exposição "Ceci n’est Pas Francisco" está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV -
O "Tombo I da Igreja de Machico" vai ser o mote para uma série de eventos culturais -
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias” -
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução” -
"É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente" -
Membros da equipa estiveram na Cidade da Praia para o I Workshop de Escrita Radical Criativa do Projecto FILMASPORA -
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC -
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha -
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 5ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2026
Professor/a Auxiliar — Ciências Sociais
Prazo: 18 Setembro 2026
Notícias
PHONLAB dá origem a exposição permanente na Universidade de Coimbra
Set 10, 2026
‘Ala Armando de Lacerda’ é inaugurada a 17 de Setembro
Lisboa acolhe a 8ª Conferência Internacional de História Pública
Ago 31, 2026
Sob o tema “A História Pública de Passados Difíceis”
Quinta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 27, 2026
Candidaturas abertas até 30 de Setembro



