Vítor Oliveira Jorge
Economia, Sociedade, Património e Inovação
Contacto:
vitor.oliveirajorge@gmail.com
Biografia
Licenciou-se em História na Faculdade de Letras de Lisboa (onde se inscreveu como estudante no ano lectivo de 1965/66) em Julho de 1972, com uma dissertação no âmbito da arqueologia, sobre o Paleolítico Inferior e Médio do Sul de Portugal (20 valores), obtendo a classificação final de licenciatura de 18 valores. Foi assistente da Universidade de Luanda (Cursos de Letras – Sá da Bandeira – actual Lubango) de Janeiro de 1973 a Setembro de 1974, e assistente da Universidade do Porto (Faculdade de Letras) de Setembro de 1974 a Outubro de 1982. Em Outubro de 1982 doutorou-se em Pré-história e Arqueologia na Faculdade de Letras da Universidade do Porto com uma tese sobre o megalitismo do Norte de Portugal, tendo obtido a classificação máxima. Em 1984 concorreu e foi aprovado no concurso para professor associado de História da Faculdade de Letras do Porto. Em Junho de 1989 prestou provas de Agregação em História (Pré-história e Arqueologia) na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo sido aprovado por unanimidade. Em Maio de 1990, após ter sido aprovado no respectivo concurso, tomou posse como professor catedrático de nomeação definitiva da Faculdade de Letras da U. P., cargo que exerceu até Junho de 2011, data em que se aposentou.
Áreas de Investigação
- Arqueologia
- Património cultural
- Antropologia cultural/social
- Teoria da história
Publicações destacadas
- Jorge, Vítor Oliveira. Fragmentos, Memórias, Incisões. Novos contributos para pensar a arqueologia como um domínio da cultura. Lisboa: Edições Colibri / IELT, 2006. [link]
- Jorge, Vítor Oliveira. Vitrinas Muito Iluminadas. Porto: Campo das Letras, 2005.
- Jorge, Vítor Oliveira. A Irrequietude das Pedras. Porto: Edições Afrontamento, 2003.
- Jorge, Vítor Oliveira. Olhar o Mundo como Arqueólogo. Coimbra: Quarteto Editora, 2003.
- Jorge, Vítor Oliveira. Arqueologia, Património e Cultura. Lisboa: Instituto Piaget, 2000. [link]
Projectos principais
- Co-coordenador do estudo arqueológico do Sítio Pré-histórico de Castanheiro do Vento (Vila Nova de Foz Côa). 1998-
- Coordenador do Campo Arqueológico da Serra da Aboboreira (Baião-Amarante-Marco de Canaveses). 1978-1990
Pesquisa
Agenda
abril, 2024
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África. Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro
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Detalhes do Evento
Primeiro de dois seminários de Colin Darch: será dedicado às lutas pela descolonização e reforma dos currículos de estudos africanos em África.
Colocando Africanos e Afrodescendentes de Volta Dentro da História:
Experiências de Descolonização Curricular na Tanzânia e na África do Sul
O objectivo deste seminário é tentar analisar as experiências de duas lutas pela “descolonização” ou reforma dos currículos para ‘estudos africanos’ que aconteceram em instituições africanas de ensino superior. Analisaremos primeiro o caso da Universidade de Dar es Salaam nas décadas de 1960 e 1970, e segundo o caso da Universidade pós-apartheid da Cidade do Cabo (UCT), no final da década de 1990. A questão fundamental é, em que deve consistir um conteúdo programático adequado para o ensino das histórias africanas, e como deve ser ensinado? Construir um currículo que satisfaça os critérios pedagógicos, políticos e científicos que lhe serão exigidos, enfrenta uma dificuldade fundamental, nomeadamente o fato indiscutível de que a própria história africana, como disciplina acadêmica, ainda não foi totalmente descolonizada. A existência de múltiplos ‘Centros de Estudos Africanos’ no hemisfério norte é testemunho do papel predominante de revistas e programas de pesquisa norte- americanos e europeias na produção e também na curadoria de conhecimentos históricos sobre a África. Além disso, mesmo em países africanos, as lutas pela reforma do currículo não têm sido necessariamente tão bem sucedidas quanto se esperava – romper com as epistemologias eurocêntricas dominantes revelou-se uma tarefa difícil.
Sobre o orador:
Colin Darch — Historiador, sociólogo e documentalista académico sul-africano, reformado desde 2014, com vasta experiência de trabalho em universidades e centros de investigação: na Etiópia (1971-1974), Tanzânia (1975-1978), Moçambique (1979-1987), Zimbabué (1987-1991) e também no Brasil (1991-1992 e 2016). Formação pós-graduada como bibliotecário e documentalista; doutorado em história da Rússia pela Escola de Análise Social e Económica da Universidade de Bradford (Reino Unido). De 1997 a 2000, trabalhou como bibliotecário e documentalista no Consórcio de Bibliotecas do Cabo (CALICO, Cidade do Cabo); de 1992 a 1997, foi Professor da Universidade do Cabo Ocidental da Cidade do Cabo; de 2000 a 2013, foi Professor na Universidade do Cabo; de 2014 a 2023, foi Investigador Associado Honorário, da Unidade de Governança Democrática e Direitos, na Universidade da Cidade do Cabo. De 2017 a 2023 foi Investigador Honorário do Conselho de Pesquisa em Ciências Humanas, na Cidade do Cabo. Das obras mais recentes, destacam-se: “Voices of Liberation: Samora Machel. Leader and Liberator in Southern Africa“, editado com David Hedges (HSRC, 2024); “A Dictionary of Mozambican History and Society“, com Amélia Neves de Souto (HSRC, 2022); e “Nestor Makhno and Rural Anarchism in Ukraine, 1917-1921” (Pluto Press, 2020).
Tempo
(Sexta-feira) 5:30 pm - 7:00 pm
Localização
NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209
Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa
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