O IHC na Festa dos Tabuleiros de Tomar
Jul 18, 2019 | Notícias
No âmbito de uma parceria do IHC com a Câmara Municipal de Tomar, as investigadoras do IHC Paula Godinho e Maria Alice Samara e o bolseiro André Camponês, fizeram uma “visita de estudo” à Festa dos Tabuleiros de Tomar, que decorreram no primeiro fim-de-semana de Julho.
Esta visita esteve enquadrada no projecto de investigação em curso sobre a história, a etnografia e o património da Festa dos Tabuleiros de Tomar, que tem como objectivo principal fazer o registo desta festividade no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial. Falámos com Maria Alice Samara, que nos conta sobre a festa: “Percorrendo as ruas da cidade de Tomar, observámos o minucioso e criativo trabalho que as transformou num cenário deslumbrante, feito a múltiplas mãos, com o envolvimento de vizinhos e da comunidade”.
Para além disso, a equipa visitou a exposição A Festa, o Saber e o Gesto… De 1884 aos dias de hoje (patente no Centro de Estudos em Fotografia de Tomar), assistiu ao Cortejo do Mordomo, ao Cortejo Parcial dos Tabuleiros e ao Cortejo dos Tabuleiros. Sobre este último, Maria Alice realça: “De entre vários momentos memoráveis e de rara beleza, lembro o levantar simultâneo de todos os tabuleiros, depois da bênção, na praça da República. Ao som das badaladas dos sinos, e depois das indicações da mordoma, todas as jovens e mulheres levantam em sincronia os pesados tabuleiros, compostos de pão e flores, evocando o Espírito Santo. Evocam, num gesto, o modo como esta festa, vibrante de cor, se faz com o esforço de uma comunidade”.
Outras Notícias
-
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro. -
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes -
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards -
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026) -
“Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” foi a iniciativa nomeada -
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar -
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira -
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025 -
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS -
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades -
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015 -
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas -
RESONANCE é coordenado por Hélia Marçal -
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto -
O projecto PETROSINES foi um dos seis projectos de História que receberam financiamento da FCT -
Comunicado da equipa do projecto FILMASPORA
Pesquisa
Agenda
Escolher mêsMês actual
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
3
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
Não Existem Eventos
Notícias
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.
IHC acolhe oito novos bolseiros e bolseiras de doutoramento
Nov 18, 2025
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes
Isabel Baltazar premiada no Reino Unido
Nov 17, 2025
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards
CONTACTS
Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt
WORKING HOURS
Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h











