Sofia Barreto Borges

História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente
Contacto:
d54044@alunos.uevora.pt
Biografia
Sofia Barreto Borges é investigadora em História da Ciência – Museologia no Instituto de História Contemporânea da Universidade de Évora / IN2PAST – Laboratório Associado de Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território. Iniciou o Doutoramento em História e Filosofia da Ciência – Museologia na Universidade de Évora, tendo como área de estudo as Campanhas Científicas Coloniais durante o Estado Novo – Um estudo de caso da primeira fábrica de campismo em Portugal (c. 1944-1979) e dos objectos que produziu e forneceu para as Campanhas Científicas Coloniais do Estado Novo.
Licenciada em Avaliação de Arte pela ESAD – Escola Superior de Artes Decorativas, e com uma pós-graduação em Museus e Educação pela Universidade de Évora. Trabalha há 10 anos como Coordenadora de Lojas de Museu na empresa Mapa das Ideias, com particular interesse na cultura material como fonte histórica.
Áreas de Investigação
- Colonialismo
- Museus
- Campismo
- Expedições científicas
Publicações destacadas
—
Projectos principais
- “A Fábrica VC e o Material de campismo nas expedições científicas coloniais no período do Estado Novo” — Dissertação de Doutoramento a apresentar à Universidade de Évora, orientada por Sara Albuquerque (IHC — Universidade de Évora) e Ricardo Roque (ICS — Universidade de Lisboa).
Pesquisa
Agenda
setembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
Primeira edição da Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea que promove a relação entre Grupos de Investigação e divulga a investigação do IHC para um público amplo. I
Ver mais
Detalhes do Evento
Primeira edição da Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea que promove a relação entre Grupos de Investigação e divulga a investigação do IHC para um público amplo.
I Conferência Anual do Instituto de História Contemporânea
A Conferência do IHC é um evento de dois dias, composta por vários painéis partilhados por membros dos diferentes Grupos de Investigação do Instituto. O objetivo é duplo: desenvolver relações entre investigadores/as e investigações de diferentes grupos (tanto a nível temático como conceptual), por um lado, e abrir novos campos interdisciplinares no interior da historiografia, bem como entre esta e outras disciplinas, por outro. A Conferência Anual procura ainda dar a conhecer a investigação desenvolvida no Instituto a um público mais vasto. Nesse sentido, tem lugar no auditório da Biblioteca Nacional de Portugal.
>> Descarregar o programa (PDF)
>> Descarregar o programa com livro de resumos (PDF)
Tempo
18 (Quinta-feira) 9:00 am - 19 (Sexta-feira) 7:30 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH e Universidade de Évora
Notícias
IHC regressa à Noite Europeia dos Investigadores em Évora
Set 12, 2025
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades
Práticas da História celebra 10 anos
Jul 24, 2025
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015
José Neves integra nova Direcção da FCSH
Jul 21, 2025
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas