Sofia Barreto Borges

História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente
Contacto:
d54044@alunos.uevora.pt
Biografia
Sofia Barreto Borges é investigadora em História da Ciência – Museologia no Instituto de História Contemporânea da Universidade de Évora / IN2PAST – Laboratório Associado de Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território. Iniciou o Doutoramento em História e Filosofia da Ciência – Museologia na Universidade de Évora, tendo como área de estudo as Campanhas Científicas Coloniais durante o Estado Novo – Um estudo de caso da primeira fábrica de campismo em Portugal (c. 1944-1979) e dos objectos que produziu e forneceu para as Campanhas Científicas Coloniais do Estado Novo.
Licenciada em Avaliação de Arte pela ESAD – Escola Superior de Artes Decorativas, e com uma pós-graduação em Museus e Educação pela Universidade de Évora. Trabalha há 10 anos como Coordenadora de Lojas de Museu na empresa Mapa das Ideias, com particular interesse na cultura material como fonte histórica.
Áreas de Investigação
- Colonialismo
- Museus
- Campismo
- Expedições científicas
Publicações destacadas
—
Projectos principais
- “A Fábrica VC e o Material de campismo nas expedições científicas coloniais no período do Estado Novo” — Dissertação de Doutoramento a apresentar à Universidade de Évora, orientada por Sara Albuquerque (IHC — Universidade de Évora) e Ricardo Roque (ICS — Universidade de Lisboa).
Pesquisa
Agenda
dezembro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Novo lançamento, na livraria Snob, do catálogo da exposição “Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)”, editado por Inês Vieira Gomes
Ver mais
Detalhes do Evento
Novo lançamento, na livraria Snob, do catálogo da exposição “Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)”, editado por Inês Vieira Gomes e Catarina Laranjeiro. Apresentação de José Manuel Barroso e Onésio Soda.
Imaginários da Guiné-Bissau
O espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)
No contexto das comemorações dos 50 anos das independências das antigas colónias portuguesas em África, debruçamo-nos sobre um espólio fotográfico inédito que coincide com o período da guerra colonial e das lutas de libertação. Álvaro de Barros Geraldo (1922-1993), fotógrafo português a viver na Guiné-Bissau desde meados de 1950, registou de perto este período marcado por tensões e profundas transformações sociais e políticas. Nesta conjuntura histórica, o 25 de Abril é indissociável das lutas de libertação africanas, em especial da guerra que se travou na Guiné-Bissau. A luta de guerrilha desencadeada pelo PAIGC desafiou o poder colonial no terreno e impulsionou o surgimento do Movimento das Forças Armadas. Este livro, tal como a exposição homónima, constitui um contributo para a problematização crítica dos legados do colonialismo português. Através da fotografia e de investigação histórica, propõe-se revisitar a memória do passado colonial e reflectir sobre o forjar de identidades nacionais, assim como o contexto pós-revolucionário em Portugal. Para além de imagens de Álvaro de Barros Geraldo – que oferecem um olhar singular sobre a construção de narrativas visuais –, este livro reúne contributos de investigadores/as que questionam a história, a memória e a continuidade de estruturas coloniais nas dinâmicas do presente
Com textos de Catarina Mateus, Pedro Aires Oliveira, Inês Vieira Gomes e Catarina Laranjeiro, e um encarte de Marta Pinto Machado, esta publicação reúne perspectivas históricas, visuais e críticas para a problematização dos legados do colonialismo português.
Tempo
(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm
Organizador
Livraria Snoblivrariasnob@gmail.com Travessa de Santa Quitéria, 32A — 1250-212 Lisboa
Notícias
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” é triplamente premiado
Nov 27, 2025
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.
