Rui Pedro Jacinto vence Prémio Branco Rodrigues
Jul 14, 2023 | Notícias

A Biblioteca Nacional de Portugal atribuiu o Prémio Branco Rodrigues a Rui Pedro Jacinto, que se encontra a desenvolver um projecto de doutoramento com o IHC, pelo trabalho “Alcácer do Sal e as relações com o Sado no primeiro quartel do século XX: continuidade ou rutura?“.
O artigo premiado foi apresentado no 12º Encontro de História do Alentejo Litoral, em 2019, e posteriormente publicado, em 2021, nas respectivas actas , “O Mar de Onde Saem Todas As Águas“, editadas pela GESTO – Grupo de Estudo do Território de Odemira. Rui Pedro Jacinto é licenciado em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. o seu projecto de doutoramento tem como tema a sociedade e economia do Sudoeste alentejano no século XX.
O Prémio Branco Rodrigues foi instituído em 1976 pela Comissão Pró-Cinquentenário da Morte de Branco Rodrigues e tem como objectivo “estimular, entre os deficientes visuais, o interesse pela atividade científica e literária, distinguindo o autor do melhor trabalho publicado em cada triénio”. Homenageia José Cândido Branco Rodrigues (1861-1926), pioneiro no estabelecimento das bases do ensino de cegos em Portugal, possibilitando a sua escolarização, profissionalização e inclusão social.
A sessão pública de entrega do Prémio Branco Rodrigues, na sua 13ª edição, vai ter lugar no Auditório da Biblioteca Nacional de Portugal, no dia 19 de Outubro, às 15h00.
Outras notícias
-
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português -
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro. -
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes -
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards -
O Governo de Todos Nós. 50 Anos de Poder Local Democrático (1976-2026) -
“Vínculos com (a) História: à descoberta das casas históricas da Ribeira Lima” foi a iniciativa nomeada -
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema "Investigação nos Eixos" -
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância» -
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar -
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira -
Quintino Lopes foi convidado para actuar como revisor especializado no concurso ERC Consolidator Grants 2025 -
A FCT aprovou o financiamento do projecto exploratório IPHAS -
O IHC vai novamente participar na NEI com quatro actividades para todas as idades -
O primeiro número da revista foi publicado em Julho de 2015 -
Foi nomeado Sub-Director para o Planeamento e Infraestruturas -
RESONANCE é coordenado por Hélia Marçal -
Foi uma das personalidades homenageadas pela Câmara Municipal do Porto
Pesquisa
Oportunidades
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual
Prazo (IHC): 15 Dezembro 2025
Bolsa de Investigação para Doutoramento — STEXEU
Prazo: 28 Novembro 2025
Notícias
A História está na Escola! — Novo programa educativo do IHC
Dez 2, 2025
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas
“Pai Nosso – Os Últimos Dias de Salazar” é triplamente premiado
Nov 27, 2025
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português
IHC na Semana da Ciência e Tecnologia 2025
Nov 19, 2025
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro.

