Rita Luís integra a rede Entangled Media Histories

Nov 8, 2023 | Notícias

A investigadora Rita Luís foi convidada a integrar a Entangled Media Histories (EMHIS), uma rede europeia de historiadores/as dos media que tem como principal objectivo “desafiar os tradicionais pontos cegos e o nacionalismo metodológico comum nos estudos históricos dos meios de comunicação social”.

Criada em 2013 e sediada na Universidade de Lund (Suécia), a EMHIS foca-se na investigação e formação, envidando “criar um espaço de diálogo transnacional sobre as dimensões históricas dos fluxos transfronteiriços e transmediais através da utilização do conceito de história emaranhada”. Estão a decorrer os EMHIS Lunch Webinar Series do Outono, nos quais Rita Luís também já participou com uma intervenção acerca da censura televisiva dos programas de variedades em Portugal nos anos 1960. O programa do ciclo pode ser consultado aqui.

Rita Luís é especializada na história dos mass media no contexto das ditaduras ibéricas do século XX, estando a desenvolver um projecto de investigação sobre a prática e vida quotidiana da censura ibérica. Actualmente, é também coordenadora do Grupo de Investigação em Cultura — Poder, Mediações e Artes do IHC.