Ricardo Pérez Haristoy vence Prémio Amílcar Cabral

Dez 12, 2024 | Notícias

O historiador chileno Ricardo Pérez Haristoy foi o vencedor da terceira edição do Prémio Amílcar Cabral, galardão promovido pelo Instituto de História Contemporânea e pelo Padrão dos Descobrimentos / EGEAC.

O prémio foi atribuído pelo artigo “South America’s Transnational Solidarity with Southern Africa Chilean and Argentine Exiles as Cooperators in Mozambique, 1976–1986”, publicado em co-autoria com Mario Ayala na Journal of Global South Studies (UF Press). Considerou o júri que o artigo está “empírica e etnograficamente bem documentado”, “solidamente argumentado” e que “aborda um tema relevante e pouco estudado, a saber, as redes de solidariedade internacional entre a esquerda chilena e a argentina e o Moçambique independente, através do estudo do importante papel dos cooperantes latino-americanos”.

Ricardo Pérez Haristoy doutorou-se em História na Pontifícia Universidade Católica do Chile. Actualmente, é investigador independente a realizar o projecto “Relações entre o Paraguai e o Chile (1973-1977): Fontes Diplomáticas e Paradiplomáticas” no Museu da Justiça, Centro de Documentação e Arquivo para a Defesa dos Direitos Humanos do Paraguai (financiado pelo CONACYT).

O Prémio Amílcar Cabral foi criado em 2021, visando “promover a investigação científica e o debate público sobre as resistências anti-coloniais e os processos coloniais que marcam a história do mundo, do século XV até à actualidade”. Os anteriores vencedores estavam ambos radicados no Canadá: Esmat Elhalaby, da Universidade de Toronto, e Sakiru Adebayo, da Universidade de British Columbia.

 

Outras notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X