Projecto do IHC apresentado em Drancy

Dez 10, 2021 | Notícias

A convite da Cívica, associação dos autarcas franceses de origem portuguesa, Fernando Rosas, António Carvalho e Cristina Clímaco estiveram em Drancy a apresentar o projecto “Trabalhadores Portugueses Forçados no III Reich”, dando especial atenção à investigação sobre a comunidade portuguesa ou de origem portuguesa em França que se viu envolvida pela teia do sistema concentracionário e prisões do III Reich.

Na conferência, que contou com a presença de diversos autarcas, entre os quais a Maire-Adjointe de Drancy Odette Mendes, e do deputado Carlos Gonçalves, Fernando Rosas realçou a importância de levar os resultados do projecto até França porque grande parte dos Portugueses que vão parar ao trabalho forçado ou aos campos de concentração estavam em França como imigrantes.

A iniciativa decorreu no âmbito do programa em prol do “Dever de Memória” da Cívica e Paulo Marques, presidente da associação, lembrou que “de Drancy partiram cerca de 300 Portugueses para os Campos de concentração”. No final da sessão, a Maire de Drancy, Aude Lagarde, convidou a equipa a apresentar a exposição “Trabalhadores Portugueses Forçados no III Reich”, que contou com o apoio da Cívica, no Chateau Ladoucette, um antigo Palácio transformado em Centro Cultural. Os trabalhos de adaptação da exposição irão iniciar-se em breve.

 

Imagem: Paulo Marques, Odette Mendes e Fernando Rosas

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X