Novo mestrado Erasmus ‘History in the Public Sphere’

Jan 24, 2020 | Destaque, Notícias

Decorreu esta semana, em Budapeste, a cerimónia da assinatura do programa Erasmus Mundus Plus ‘History in the Public Sphere’, do qual o IHC foi proponente e é participante.

O programa foca-se no modo como o passado é representado, contestado e negociado na esfera pública, explorando vários contextos desde o início do período moderno até o presente. Resultou de um consórcio entre a Central European University (CEU), a Tokyo University of Foreign Studies, a Universidade NOVA de Lisboa, a Universidade de Florença, e tem como parceiro o Institut National des Langues et Civilisations Orientales (Paris).

A aprovação do consórcio foi anunciada no passado mês de Julho e, desde então, os vários parceiros trabalharam na construção da oferta lectiva, na preparação dos processos de acreditação e na concepção de um website. Em breve, iniciar-se-á a fase de recrutamento de estudantes.

A participação de docentes e investigadores do IHC neste programa permitiu elevar o perfil internacional do instituto, estimulando também a interdisciplinaridade e abrindo perspectivas de networking académico e institucional. Para além disso, a estreita colaboração com a CEU, que desde 2017 tem sido alvo de pressões que visam o cerceamento da sua liberdade académica, reforça também a missão do IHC, FCSH e NOVA como instituições portadoras de uma visão global e cívica.

 

Fotografia da cerimónia da assinatura do programa na Central European University.

Cerimónia da assinatura do programa na Central European University (fonte).

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X