Mélanie Toulhoat

Cultura, Identidades e Poder
Contacto:
melanietoulhoat@fcsh.unl.pt
Biografia
Mélanie Toulhoat é historiadora, investigadora em história contemporânea do Brasil e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). É doutorada em História contemporânea pela Universidade Sorbonne Nouvelle (IHEAL-CREDA) e pela Universidade de São Paulo (2019). A sua tese de história da ditadura militar brasileira obteve o Prémio de Tese 2020 da Presses Sorbonne Nouvelle. Este trabalho analisa várias formas de humor gráfico publicadas na imprensa independente, e alguns mecanismos visuais e comportamentais de resistência política e cultural contra a censura e repressão, sob o regime militar brasileiro (1964-1985).
Foi investigadora pós-doutorada do Laboratório de Excelência “Histoire et Anthropologie des savoirs, croyances et techniques” (LabEx HASTEC) da Escola Prática de Altos Estudos (EPHE), afiliada ao Institut des Mondes Africains (IMAF) em 2020-2021, e membro científico da Casa de Velázquez – École des Hautes Études Hispaniques et Ibériques em 2021-2022. Preside também à ARBRE — Association pour la recherche sur le Brésil en Europe e é membro da coordenação do projecto de história pública internacional História da Ditadura.
A sua investigação actual centra-se em projectos de educação popular e alfabetização de adultos desenvolvidos na Guiné-Bissau pós-independência por uma série de educadoras/educadores, quadros e militantes nacionais e internacionais.
Áreas de Investigação
- História Cultural
- História contemporânea do Brasil e dos PALOP
- Circulações militantes transatlânticas
- Educação e Imagem
Publicações destacadas
- Toulhoat, Mélanie. Rire de la dictature, Rire sous la dictature. L’humour graphique dans la presse indépendante brésilienne sous le régime militaire. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, no prelo.
- Toulhoat, Mélanie. “ “Alguns desenhos guardados aí…” A censura ao humor gráfico durante o regime militar brasileiro. Um estudo de caso,” Tempo & Argumento 14 (2022): e0103. [PDF]
- Toulhoat, Mélanie. 2022. “« Lutar, Aprender, Vencer, Trabalhar »: Alphabétisation Pour Adultes, éducation Populaire Et réseaux Militants En Guinée-Bissau Nouvellement indépendante,”. Revue d’histoire Contemporaine De l’Afrique Julho (2022). [PDF]
- Toulhoat, Mélanie. 2022. “Um novo imaginário nacional? O humor gráfico publicado na imprensa independente brasileira durante a progressiva redemocratização,”. Brasiliana 9 (2020): 312-331. [PDF]
Projectos principais
- Projecto individual ““Vô aprender a ler, pra dar lição aos meus camaradas” . Pilot adult literacy experiences and international activist circulations in Guinea-Bissau and Cape Verde, during the anti-colonial war of liberation and after Independence (1963-1979)” — Acolhido pelo IHC e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (2021.03948.CEECIND). 2022-2028
- Investigadora no projecto “TRACS — Transatlantic Cultures” — Financiado pela Agence Nationale de la Recherche, a Fundação de Amparo à pesquisa do Estado de São Paulo, o France-Berkeley Fund, o Institut des Amériques e a Maison des Sciences de l’Homme Paris-Saclay. [link]
Pesquisa
Agenda
junho, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
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Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
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