Luís Augusto Costa Dias — In Memoriam

Jul 25, 2022 | Notícias

Fotografia do Luís Augusto Costa DiasÉ com grande pesar que o IHC comunica o falecimento do historiador Luís Augusto Costa Dias.

Autor de uma obra muito importante para a história da cultura e do pensamento político no séc XX português, nomeadamente para a história do Neo-Realismo, suas publicações e figuras de referência, como Bento de Jesus Caraça. Foi director do Museu do Neo-Realismo e trabalhador da Biblioteca Nacional de Portugal.

Doutorado em 2012 pela Universidade de Coimbra, com uma tese intitulada “O «Vértice» de uma Renovação Cultural: imprensa periódica na génese do Neorrealismo (1929-1945)”, juntou-se ao IHC em 2017, no quadro do seu interesse crescente pelos processos de massificação da cultura no início do século XX, de que é um bom exemplo um artigo inspirador publicado recentemente em francês na revista Le Temps des médias com o título “Lire « au coin de la rue », ou l’entrée du Portugal dans l’ère médiatique”. Destacamos, por fim, a sua recente investigação em torno da história do futebol, nomeadamente do Sporting Clube de Portugal, o seu último livro sendo uma biografia de José Alvalade.

O IHC, em que vários investigadores beneficiaram da vontade de partilha e da amizade do Luís Augusto Costa Dias, muito lamenta a sua morte.

A Direcção do IHC

O velório terá lugar às 11h de amanhã, 26 de Julho, na igreja matriz da Amadora, com saída para Barcarena às 15h30.