Luís Augusto Costa Dias — In Memoriam

Jul 25, 2022 | Notícias

Fotografia do Luís Augusto Costa DiasÉ com grande pesar que o IHC comunica o falecimento do historiador Luís Augusto Costa Dias.

Autor de uma obra muito importante para a história da cultura e do pensamento político no séc XX português, nomeadamente para a história do Neo-Realismo, suas publicações e figuras de referência, como Bento de Jesus Caraça. Foi director do Museu do Neo-Realismo e trabalhador da Biblioteca Nacional de Portugal.

Doutorado em 2012 pela Universidade de Coimbra, com uma tese intitulada “O «Vértice» de uma Renovação Cultural: imprensa periódica na génese do Neorrealismo (1929-1945)”, juntou-se ao IHC em 2017, no quadro do seu interesse crescente pelos processos de massificação da cultura no início do século XX, de que é um bom exemplo um artigo inspirador publicado recentemente em francês na revista Le Temps des médias com o título “Lire « au coin de la rue », ou l’entrée du Portugal dans l’ère médiatique”. Destacamos, por fim, a sua recente investigação em torno da história do futebol, nomeadamente do Sporting Clube de Portugal, o seu último livro sendo uma biografia de José Alvalade.

O IHC, em que vários investigadores beneficiaram da vontade de partilha e da amizade do Luís Augusto Costa Dias, muito lamenta a sua morte.

A Direcção do IHC

 

O velório terá lugar às 11h de amanhã, 26 de Julho, na igreja matriz da Amadora, com saída para Barcarena às 15h30.

 

Outras Notícias

  • Fotografia de Esmat Elhalaby.
    Destaque, Notícias
    Esmat Elhalaby em Lisboa
    O historiador Esmat Elhalaby vai estar em Lisboa na próxima semana.
  • Cabeçalho do cartaz do ciclo de cinema “Luz e Sombra — Representações da Idade Média no Cinema”, que vai decorrer na Cinemateca Portuguesa entre 2 e 30 de Dezembro de 2022.
    Destaque, Notícias
    IHC promove ciclo na Cinemateca
    O IHC é um dos promotores do ciclo Luz e Sombra — Representações da Idade Média no Cinema.
  • Cartaz simplificado da apresentação do Laboratório Associado IN2PAST em Lisboa. 2 de Dezembro, às 14 horas e 30 minutos, no Auditório B1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Avenida de Berna.
    Destaque, Notícias
    IN2PAST é apresentado em Lisboa
    O Laboratório Associado para a Investigação e Inovação em Património, Artes, Sustentabilidade e Território vai ser apresentado em Lisboa.

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

X