Isabel Baltazar

História Política Comparada
Contacto:
ibaltazar@fcsh.unl.pt
Biografia
Isabel Baltazar é licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa, 1988), mestre em História Cultural e Política (1995), pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, e Doutorada em História e Teoria das Ideias, Especialidade de História das Ideias Políticas (2008), pela mesma Universidade, com uma tese intitulada “Portugal e a Ideia de Europa. Pensamento Contemporâneo”.
O seu interesse pelos Estudos Europeus foi aprofundado pela Pós-Graduação em Estudos Europeus, na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (1995). Realizou uma investigação de Pós-doutoramento (FCT) sobre A Europa na Diplomacia Portuguesa. Uma visão comparativa entre guerras.
Foi Professora Assistente da Universidade Católica Portuguesa (Pólo de Leiria) e Professora Convidada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, no Departamento de Estudos Políticos, onde leccionou a disciplina de Construção Europeia no Mestrado em Ciência Política e Relações Internacionais, Especialização em Estudos Europeus.
É investigadora no Instituto de História Contemporânea (IHC) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20) da Universidade de Coimbra.
Áreas de Investigação
- Ideia de Europa
- Construção europeia
- Mulheres e Europa
- Cidadania europeia
- Ética e valores
Publicações destacadas
- Baltazar, Isabel, “Reflexões sobre a Europa. O contributo de Portugal para a Cultura Europeia,” in Europa, Atlântico e o mundo: Mobilidades, crises, dinâmicas culturais. Pensar com Maria Manuela Tavares Ribeiro, coordenado por Isabel Maria Freitas Valente, 99-115. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2017. [link]
- Baltazar, Isabel, “A Europa na Diplomacia Portuguesa. As vozes da imprensa durante a República,” in Outras vozes na República. Atas do Congresso Nacional de História e Ciência Política, coordenado por Isabel Corrêa da Silva e Sílvia Correia, 329-339. Lisboa: Museu da Presidência da República, 2016.
- Baltazar, Isabel. “Mulheres Portuguesas na Europa. Abertura ao Europeísmo no Século XX,” Debater a Europa 15 (2016): 25-54. [PDF]
- Baltazar, Isabel. Os Estados Unidos da Europa. Ecos do Ideal Europeu de Victor Hugo em Portugal. Lisboa: Roma Editora, 2015.
- Baltazar, Isabel, “Pela Paz”! A ideia de Estados Unidos da Europa entre guerras,” in Pela Paz! For Peace! Pour la Paix! (1849–1939), editado por Maria Manuela Tavares Ribeiro, Maria Fernanda Rollo, Isabel Maria Freitas Valente e Alice Cunha. Bruxelas: Peter Lang, 2014. [link]
Projectos principais
—
Pesquisa
Agenda
novembro , 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

Detalhes do Evento
O novo livro de José Pedro Castanheira vai ser lançado no Liceu Camões, em Lisboa, com apresentação de
Ver mais
Detalhes do Evento
O novo livro de José Pedro Castanheira vai ser lançado no Liceu Camões, em Lisboa, com apresentação de Irene Flunser Pimentel e Jacinto Godinho.
Histórias da PIDE
Quando o Salazar mandava. Volume 1
Em 1965, o General Humberto Delgado, inimigo público número 1 de Salazar, foi assassinado perto de Badajoz por uma brigada da PIDE. A chefiá‑la estava Rosa Casaco, que, fugido do país a seguir ao 25 de Abril de 1974, viria a ser condenado a oito anos de prisão e a tornar‑se, após uma entrevista incluída neste livro, um dos rostos mais emblemáticos desta força policial.
Sólido e temido bastião do Estado Novo, ninguém escapava ao raio de ação da PIDE: nem Calouste Gulbenkian, o homem mais rico do mundo, que foi preso em 1942; nem o ex‑Presidente da República Marechal Craveiro Lopes, vítima de chantagem de carácter sexual; nem sequer o bispo D. Eurico Dias Nogueira, submetido a constante vigilância, com cartas interceptadas até para o Vaticano e para o próprio Salazar.
Estas são algumas das Histórias da PIDE que José Pedro Castanheira investigou ao longo dos anos para o Expresso, todas reportando neste volume ao período de Salazar. O segundo volume incidirá sobre a época de Marcello Caetano.
Mais informações sobre o livro
Tempo
(Quinta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm
Organizador
Edições Tinta da China e Escola Secundária de Camões
Notícias
IHC no Dia da Investigação e Inovação da FCSH
Nov 6, 2025
A FCSH vai celebrar o Dia da Investigação e Inovação com o tema “Investigação nos Eixos”
Mélanie Toulhoat colabora em projecto da Universidade de Genebra
Out 30, 2025
Mélanie Toulhoat faz parte da equipa do projecto DEGESUD — Descentralizar as «ciências da infância»
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar