Irene Pimentel premiada pela Academia Portuguesa da História
Nov 17, 2021 | Notícias

A Academia Portuguesa da História voltou a premiar uma investigadora do IHC com o Prémio História da Europa — Fundação Calouste Gulbenkian: a Irene Flunser Pimentel, pelo seu livro Holocausto, publicado pela Temas e Debates em 2020.
Nesta obra, a historiadora do IHC propôs-se a “desfazer confusões, contribuindo para um conhecimento maior da Shoá, e também do papel de Portugal face a esse terrível acontecimento, com base na minha própria investigação, mas também na profusa bibliografia existente sobre o tema, em geral, e relativamente a Portugal, em particular”.
Já nas edições de 2020 e em 2019, este prémio havia sido atribuído a investigadores do IHC — Isabel Baltazar e Fernando Rosas, respectivamente. Os Prémios de História Calouste Gulbenkian contemplam um valor pecuniário de 2000 euros e têm como objectivo galardoar obras de reconhecido mérito no âmbito da “História Moderna e Contemporânea de Portugal”, “História da Presença de Portugal no Mundo” e “História da Europa”.
Os vários prémios da Academia Portuguesa da História serão entregues a 8 de Dezembro de 2021, nas instalações da Academia, em Lisboa.
Outras notícias
-
Sob o tema “A História Pública de Passados Difíceis” -
A exposição "Ceci n’est Pas Francisco" está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV
Pesquisa
Oportunidades
Prémio Amílcar Cabral – 5ª Edição
Prazo: 30 Setembro 2026
Professor/a Auxiliar — Ciências Sociais
Prazo: 18 Setembro 2026
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2026
Notícias
Lisboa acolhe a 8ª Conferência Internacional de História Pública
Ago 31, 2026
Sob o tema “A História Pública de Passados Difíceis”
Quinta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 27, 2026
Candidaturas abertas até 30 de Setembro
Marta Pinto Machado em dose dupla em Lisboa: MNAC e CCCV
Mai 14, 2026
A exposição “Ceci n’est Pas Francisco” está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV
