Inês Brasão

Economia, Sociedade, Património e Inovação
ibibrasao@gmail.com
Biografia
Inês Brasão é Professora de Sociologia no Instituto Politécnico de Leiria, desde 1999, e doutorada em Sociologia e Economia Históricas, desde 2010, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH).
Em 1997, foi distinguida com o Prémio Carolina Michaelis de Vasconcelos (CCF) pela sua dissertação na área de estudos sobre a mulher. Em 2011, obteve o Prémio Maria Lamas pela sua dissertação de doutoramento em torno de uma história do serviço doméstico em Portugal, assente em narrativas de criadas de servir. Editou nas áreas da sociologia da cultura, da sociologia do desporto e da sociologia da leitura, da história do trabalho e das mulheres e, mais recentemente, nas áreas da sociologia e história do Turismo. Entre outros livros, publicou O Tempo das Criadas (2012), Dons e Disciplinas do Corpo Feminino (1ª e 2ª edição revista), Hotel, Os Bastidores (2017) e Visões Cruzadas: um retrato da Lagoa de Óbidos (2015). Ultimamente, tem participado em projetos de divulgação da história das mulheres, de que se destaca a obra Fêmea, uma História Ilustrada das Mulheres.
É investigadora integrada no Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH).
Áreas de Investigação
- História social das mulheres
- História do trabalho
- História do turismo
Publicações destacadas
- Brasão, Inês & Ana Biscaia. Fêmea, uma história ilustrada das mulheres. Lisboa: Santillana / Público, 2019. [link]
- Brasão, Inês. Dons e Disciplinas do Corpo Feminino. Lisboa: Deriva / Le Monde Diplomatique, 2017. [link]
- Brasão, Inês. Hotel, Os Bastidores. Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2017. [link]
- Brasão, Inês. O Tempo das Criadas. A condição servil em Portugal (1940-1970). Lisboa: Tinta da China, 2012. [link]
Projectos principais
- Coordenadora da componente sociológica do projecto “Reconversão do Património e das Gentes do Mar: Projecto de I&D. Reconversão do Património Material e Simbólico” — Acolhido pelo Instituto Politécnico de Leiria e financiado pelo Programa Operacional Pesca 2007-2013 do Ministério da Agricultura e do Mar (31-04-01-FEP-0095). 2012-2013
- Investigadora no projecto “O Lugar do Discurso” — Coordenado por Margarida Acciaiuoli (NOVA FCSH) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/CPC-HAT/4894/2012).
- Investigadora no projecto “Avaliação do Programa de Leitura Pública” — Promovido pela Inspecção-Geral das Finanças e o SOCINOVA — Gabinete de Investigação em Sociologia Aplicada. 2001-2002
- Investigadora no projecto “Sociologia da Leitura em Portugal no sec. XX” — Coordenado por Diogo Ramada Curto (na altura, no SOCINOVA; actualmente, IPRI) e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (POCTI/SOC/34719/1999).
Pesquisa
Agenda
outubro, 2025
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses. Confrontar o
Ver mais
Detalhes do Evento
Ciclo de conversas organizado no âmbito do projecto TRANSMAT e que tem como objectivo reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Confrontar o Legado Colonial no Museu
Entre Junho e Outubro de 2025, o Museu Municipal Santos Rocha, na Figueira da Foz, será palco do ciclo de conversas Confrontar o Legado Colonial no Museu, uma iniciativa promovida pelo projecto TRANSMAT em parceria com o Museu Municipal Santos Rocha que reúne vozes diversas para reflectir criticamente sobre o legado colonial nos museus portugueses.
Ao longo de seis sessões, investigadores/as, artistas, curadores/as, escritores/as, docentes e outras personalidades convidam o público a participar num debate plural e aberto sobre memória, património e identidade. As sessões vão contar com a participação activa de personalidades locais, como Pedro Mota Curto (Diretor do Agrupamento de Escolas Figueira Mar) e Andrea Gaspar (Antropóloga e docente do Agrupamento de escolas zona urbana da Figueira da Foz), reforçando o envolvimento da comunidade da Figueira da Foz neste debate fundamental. Artistas como Francisco Vidal e Nuno Silas trazem o olhar das artes visuais para o centro da discussão, enriquecendo a troca de experiências e saberes. Contamos igualmente com a participação de Aristóteles Kandimba, escritor, investigador, produtor e fundador do Colectivo Tributo aos Ancestrais PT, cujo contributo tem sido fundamental no resgate e valorização das memórias e culturas afro-descendentes em Portugal.
Participe e faça parte desta reflexão colectiva sobre património, memória e transformação social na Figueira da Foz.
>> Descarregar o programa actualizado (PDF) <<
Sexta sessão:
Aida Gomes (escritora e investigadora)
António Candeias (HERCULES — Universidade de Évora / IN2PAST)
Nélia Dias (CRIA ISCTE / IN2PAST)
Nuno Silas (IHC — Universidade de Évora / IN2PAST)
Pedro Aires Oliveira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Sónia Vespeira de Almeida (CRIA — NOVA FCSH / IN2PAST)
Tempo
(Sábado) 3:00 pm - 5:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora e Museu Municipal Santos Rocha
Notícias
IHC recebe oito novos contratos CEEC da FCT
Out 22, 2025
Novos contratos de investigação: quatro na categoria Júnior e quatro na categoria Auxiliar
António Borges Coelho — In Memoriam
Out 18, 2025
Nota de pesar das Direcções do IHC, IEM e CHAM
Cristina Nogueira — In Memoriam
Out 11, 2025
Nota de pesar pelo falecimento da investigadora Cristina Nogueira
CONTACTOS
HORÁRIO
