IHC participa em Acção COST que coloca “vestígios” em foco
Out 15, 2021 | Notícias

O IHC foi uma das instituições proponentes da Acção COST “Traces as Research Agenda for Climate Change, Technology Studies, and Social Justice” [Vestígios como Agenda de Investigação para as Alterações Climáticas, Estudos de Tecnologia e Justiça Social], que deu origem à Rede TRACTS.
Lee Douglas, investigadora do IHC e bolseira Marie Sklowdowka Curie, é um dos membros da equipa, que é liderada por Aimée Joyce (University of St Andrews), e explica-nos que a TRACTS tem como objectivo “colocar em contacto investigadores, artistas e profissionais cujo trabalho considera o modo como vestígios incompletos, parciais ou fraturados de eventos críticos e não-resolvidos do passado podem ser activados para obter significados no presente”.
Para os investigadores das ciências humanas e sociais, bem como para os das ciências naturais, os vestígios históricos são ferramentas metodológicas e analíticas importantes para o estudo dos fenómenos passados e presentes. Desde o achado arqueológico à marca visual ou a um fragmento corporal, os vestígios do passado podem actuar como veículos para a produção de conhecimento de uma forma ampla: em laboratórios científicos, na investigação de direitos humanos, em museus, na conservação do património ou até mesmo em projetos de infraestrutura e meio ambiente.
A TRACTS vai iniciar as suas actividades no final do mês de Outubro, reunindo, para além dos do IHC, investigadores de instituições britânicas, alemãs, croatas, espanholas e turcas, entre outras. Será constituída por cinco grupos de trabalho que vão considerar os desafios éticos, conceptuais e metodológicos que o conceito de “vestígio” representa para investigadores, activistas, juristas e outros profissionais que procuram compreender o modo como as imagens, objectos ou outros vestígios históricos são activados no presente.
Os detalhes sobre esta iniciativa estão disponíveis neste link e as notícias da rede podem ser seguidas no Twitter em @tracts_network.
Outras notícias
-
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha -
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford -
Ciclo de cinema em torno das relações entre a sua obra e esta forma de arte -
Suplemento especial da revista História, Ciências, Saúde — Manguinhos -
Prémio atribuído conjuntamente pelo IHC e Padrão dos Descobrimentos / Lisboa Cultura -
O IHC é uma das entidades participantes no Transatlantic Crossroads Lab -
Foi a vencedora do Melhor Projecto de Parceria -
A sessão comemorativa assinalou a sua aposentação -
Programa pretende familiarizar estudantes com a pesquisa histórica e as suas ferramentas -
Recebeu três prémios no festival Caminhos do Cinema Português -
As duas actividades propostas pelo IHC concentram-se no dia 25 de Novembro. -
O IHC apoiou candidaturas a quatro concursos de Bolsas de Investigação para Doutoramento diferentes -
Isabel Baltazar foi galardoada nos International Educational Awards
Pesquisa
Oportunidades
Técnico/a Superior — Gestão de Ciência
Prazo: 20 Março 2026
Bolsas de Investigação para Doutoramento — FCT
Prazo (IHC): 15 Março 2026
Notícias
VINCULUM — Um fim e um novo começo
Fev 24, 2026
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM
Em Março, Lisboa é a Capital da Intriga Internacional
Fev 21, 2026
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa
Anita Buhin está em missão de investigação em Itália
Fev 20, 2026
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha