Gonçalo de Carvalho Amaro

Economia e Sociedade
Contacto:
goncalo.amaro@museusemonumentos.pt
Biografia
Licenciado em História variante Arqueologia pela Universidade NOVA de Lisboa, mestre e doutor em Arqueologia pela Universidad Autónoma de Madrid, com pós-doutoramento em estudos do património e cultura material pela Pontifícia Universidad Católica de Chile.
Actualmente, colabora com a DGPC/MNA no projeto ICOM EU-LAC sobre Museus, comunidades e sustentabilidade na Europa, América Latina e Caraíbas, financiado pelo programa Horizonte2020. É professor convidado na Pontifícia Universidad Católica de Chile e técnico superior na Direcção de Cultura da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.
Áreas de Investigação
- Museologia
- Património e desenvolvimento social
- Cultura material
- Etnoarqueologia
Publicações destacadas
- Carvalho-Amaro, Gonçalo de, Joseph Gómez Villar & Olaya Santafuentes Echeverría (Ed.). La trama de los objetos. Distintas miradas sobre cultura material. Santiago do Chile: Edicions Universitat de les Illes Balears, 2015. [link]
- Carvalho Amaro, Gonçalo de. Pessoas, Objectos e Sentimentos. Ensaios e Reflexões sobre a Construção Social do Património. Lisboa: Edições Colibri / Centro del Patrimonio Cultural UC, 2015. [link]
- Carvalho-Amaro, Gonçalo de. “Der Copo canelado (Portugal, 3. Jahrtausend v. Chr.), ein möglicher Vorläufer des maritimen Glockenbechers,” Madrider Mitteilungen 54 (2014): 1-26.
- Carvalho-Amaro, Gonçalo de, & Jaume García-Rosselló. “Cadena operativa y tecnología. Una visión etnoarqueológica de las alfareras mapuches de Lumaco,” Boletín de la Sociedad Chilena de Arqueología 41/42 (2012): 53-78. [PDF]
Projectos principais
- Investigador e consultor no projecto “ICOM-EULAC – Museums and Community: Concepts, Experiences and Sustainability in Europe, Latin America and the Caribbean” — Financiado pela União Europeia – Horizonte 2020 (projecto 693669). 2017-2019 [link]
- Investigador no projecto “Vivir Entre Islas: Paisajes Insulares, Conectividad y Cultura Material en las Comunidades de las Islas Baleares Durante la Prehistoria Reciente (2500-123 BC)” — Coordenado por Manuel Calvo Trias (Universitat des Illes Balears) e financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (Espanha). [HAR2012-32620] 2013-2015
- Assistente de investigação no projecto “Una ciudad dos catedrales” — Coordenado por Fernando Pérez (Pontificia Universidad Católica de Chile) e financiado pelo Fondo Nacional de Desarrollo Cientifico y Tecnologico (Chile). [111048] 2012-2013.
- Investigador associado no projecto de Etnoarqueologia sobre tecnologia cerâmica mapuche (Chile) — Dirigido por Jaume García Rosselló (Universitat des Illes Balears). 2011-2012.
Pesquisa
Agenda
março, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
-
-
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Detalhes do Evento
Workshop integrado no projecto STEXEU, sobre as ligações entre a máquina da guerra, violência política e as relações de poder e subjectividade que chamamos autoritarismo.
Ver mais
Detalhes do Evento
Workshop integrado no projecto STEXEU, sobre as ligações entre a máquina da guerra, violência política e as relações de poder e subjectividade que chamamos autoritarismo.
Wars, Violence, and Authoritarianism
Como é que a máquina da guerra e a violência política se relacionam com a produção de relações de poder e subjectividade que geralmente chamamos autoritarismo? Os professores Charalambos Minasidis (University of Yale) e Fernando Jiménez Herrera (Universidad Complutense de Madrid) vão partilhar as suas reflexões sobre esta questão, baseadas num meticuloso trabalho de arquivo que os posiciona como dois dos principais especialistas nas ditaduras gregas e espanholas do século XX.
O workshop faz parte do projeto STEXEU, coordenado por Arturo Zoffmann Rodriguez.
Programa:
11h-13h: From Discrimination to Genocide: Minorities as the “Enemy Within” during the Ottoman Long War, com Charalambos Minasidis (University of Yale)
16h-18h: Chekas, la violencia revolucionaria en el relato franquista sobre la guerra civil española, 1936-1977, com Fernando Jiménez Herrera (Universidad Complutense de Madrid)
Tempo
(Terça-feira) 11:00 am - 6:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboacomunicacao.ihc@fcsh.unl.pt Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

Detalhes do Evento
Mesa-redonda sobre encontros clandestinos ocorreram em Lisboa durante o Estado Novo e as correntes subterrâneas que atravessaram a cidade dominada pelo carácter baço do regime — integrada no ciclo
Ver mais
Detalhes do Evento
Mesa-redonda sobre encontros clandestinos ocorreram em Lisboa durante o Estado Novo e as correntes subterrâneas que atravessaram a cidade dominada pelo carácter baço do regime — integrada no ciclo Lisboa, Capital da Intriga Internacional.
Encontros clandestinos na capital da espionagem:
As relações luso-alemãs em Lisboa entre as décadas de 1940 e 1970
Que encontros clandestinos ocorreram em Lisboa, capital da espionagem entre a Segunda Guerra Mundial até aos tempos de Guerra Fria? Que correntes subterrâneas atravessaram a cidade dominada pelo carácter baço do regime de Salazar, em diferentes domínios?
É sobre estes temas, mais ou menos secretos, mais ou menos clandestinos ou subterrâneos, que nos propomos conversar na Biblioteca do Goethe Institut, no próximo dia 10 de Março, pelas 18h30, numa sessão conduzida por Manuela Ribeiro Sanches. Fernando Clara começará por nos falar das tempestades que assolaram Lisboa em Maio de 1945, bem como das missas que foram mandadas rezar pelas almas dos dois ditadores depostos, ao mesmo tempo que se celebrava a vitória dos Aliados. Vera San Payo de Lemos lembrará a censura do teatro de Brecht e o boom subsequente das suas peças nos palcos da capital da espionagem depois do 25 de Abril. Jürgen Bock evocará a visita à Caparica de Hubert Fichte na década de 1960, escritor a quem a partilha do mundo clandestino da homossexualidade permitiu um acesso único ao Portugal dessa época.
ENTRADA LIVRE
Esta conversa será complementada, às 21h30, na Cinemateca Portuguesa, com a exibição do mais antigo thriller alemão rodado em Lisboa, Der weiße Dämon (1932), junto com um breve documentário da altura sobre esta produção, intitulado A UFA em Lisboa, parte do ciclo de cinema Lisboa, Capital da Intriga Internacional.
>> Consulte o programa completo do ciclo AQUI (PDF)
[Os horários das projecções podem sofrer alterações. Confirme sempre no site da Cinemateca]
O ciclo Lisboa, Capital da Intriga Internacional resulta de uma colaboração entre a Cinemateca Portuguesa, o Instituto de História Contemporânea (IHC) e o projecto ExPORT (baseado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa), com apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento, do Istituto Italiano di Cultura di Lisbona, do Institut français du Portugal, do Instituto Cervantes de Lisboa e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Tempo
(Terça-feira) 6:30 pm - 8:00 pm
Organizador
Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Goethe Institut
Notícias
VINCULUM — Um fim e um novo começo
Fev 24, 2026
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM
Em Março, Lisboa é a Capital da Intriga Internacional
Fev 21, 2026
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa
Anita Buhin está em missão de investigação em Itália
Fev 20, 2026
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha

