Exposição sobre Aristides de Sousa Mendes em Peniche
Abr 21, 2021 | Notícias
No dia 27 de Abril, integrando as comemorações do 25 de Abril e a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, chega a Peniche a exposição Candelabro ASM — Aristides de Sousa Mendes: o Exílio pela Vida, que esteve patente em Bordéus no ano passado. Será a primeira exposição internacional do Museu Nacional Resistência e Liberdade.
A exposição de homenagem a Aristides de Sousa Mendes tem curadoria da historiadora do IHC Cláudia Ninhos, em conjunto com Marie-Christine Volovitch-Tavarès e Victor Pereira. Vem para Portugal através de uma parceria entre a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a Sousa Mendes Foundation, de Nova Iorque, e o Comité Sousa Mendes, de Bordéus.
O “Candelabro” remete para a vídeo-escultura em destaque na exposição. Da autoria de Werner Klotz, um artista residente em Berlim, a obra contemporânea de grande porte “interpreta o dilema de Aristides de Sousa Mendes nos dias anteriores à decisão que salvaria milhares de vidas do terror nazi”, lê-se no comunicado da DGPC.
A DGPC afirma também que o cônsul português “continua a ser símbolo de coragem, abnegação e amor à Humanidade, valores que importa exaltar, e fazer ecoar, num mundo ainda dizimado por atentados aos Direitos Humanos, regimes opressores e inúmeros conflitos armados que levam à fuga de populações e a cenários de miséria, sofrimento e morte”.
A abertura ao público a 27 de Abril prende-se com a comemoração da data de libertação, em 1974, dos presos políticos da antiga cadeia na Fortaleza de Peniche. A exposição poderá ser visitada de Quarta a Sexta-feira, das 14:00 às 18:00; ao Sábado e ao Domingo, das 10:00 às 13:00 horas. Estará patente até Outubro de 2021 com entrada livre.
Outras Notícias
-
A exposição "Ceci n’est Pas Francisco" está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV -
O "Tombo I da Igreja de Machico" vai ser o mote para uma série de eventos culturais -
É um dos curadores da exposição “Olhares Críticos no Arquivo Colonial – Sombras e Memórias” -
Participará no encontro “Desconstruir o Colonialismo: Entre Tradição e Revolução” -
"É muito importante tornar a história da democracia em Portugal muito presente" -
Membros da equipa estiveram na Cidade da Praia para o I Workshop de Escrita Radical Criativa do Projecto FILMASPORA -
Laboratoire des Études Romanes da Universidade Paris 8 acolhe a investigadora do IHC -
A FCSH acolheu a a sessão de encerramento do projecto VINCULUM -
Entre 2 e 31 de Março, na Cinemateca Portuguesa -
É Investigadora Visitante no CAST da Universidade de Bolonha -
Após eleições a 15 de Dezembro de 2025, tomaram posse os novos órgão sociais para o mandato 2026-2028 -
Candidaturas a decorrer até ao dia 16 de Fevereiro -
Vai tomar posse como como Académica de Número -
A cidade beirã aderiu ao desafio lançado pelo IHC em Novembro do ano passado -
Esforço desenvolvido pelo IHC para a consolidação de carreiras científicas -
Destacado historiador social e cultural da Universidade de Oxford
Pesquisa
Agenda
julho, 2026
Tipologia do Evento:
Todos
Todos
Apresentação
Ciclo
Colóquio
Conferência
Congresso
Curso
Debate
Encontro
Exposição
Inauguração
Jornadas
Lançamento
Mesa-redonda
Mostra
Open calls
Outros
Palestra
Roteiro
Seminário
Sessão de cinema
Simpósio
Workshop
- Event Name
seg
ter
qua
qui
sex
sab
dom
-
-
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
Não Existem Eventos
Oportunidades
Contratos de Pós-Doutoramento Marie Skłodowska-Curie
Prazo (IHC): 1 Junho 2026
Notícias
Quinta edição do Prémio Amílcar Cabral
Jul 27, 2026
Candidaturas abertas até 30 de Setembro
Marta Pinto Machado em dose dupla em Lisboa: MNAC e CCCV
Mai 14, 2026
A exposição “Ceci n’est Pas Francisco” está patente no MNAC e vai-se estender ao CCCV
Ainda há VINCULUM na Madeira
Mai 12, 2026
O “Tombo I da Igreja de Machico” vai ser o mote para uma série de eventos culturais



