abril, 2024
Detalhes do Evento
Jornada de socialização do património, com conferências, actuações musicais e apresentação de livros, tendo como foco principal a aldeia abandonada de Repil, Galiza. V Xornada Guerrilleira Repil A aldeia abandonada
Ver mais
Detalhes do Evento
Jornada de socialização do património, com conferências, actuações musicais e apresentação de livros, tendo como foco principal a aldeia abandonada de Repil, Galiza.
V Xornada Guerrilleira Repil
A aldeia abandonada de Repil (Galiza, Espanha) fui o alvo da primeira escavação arqueológica em cenário de combate da guerrilha anti-fascista na Península ibérica, em Junho de 2016. Hoje é um lugar de memória democrática.
A Linha Temática Usos do Passado: Memória e Património Cultural, em associação com várias instituições locais, promove mais um programa de comemoração do combate de 20 de Abril de 1949, em Repil. Será uma oportunidade para ouvir as investigadoras visitantes do IHC orientadas por Xurxo Ayán, conhecer o projecto da Casa de Memoria, em Bóveda, de saber quem foi o guerrilheiro Fermín Gutiérrez Lada “Segura”, de conhecer uma casa-quartel por dentro e muito mais. Haverá livros, música, arqueopoesia e petiscos.
Tempo
(Sábado) 10:00 am - 8:30 pm
Localização
A Casa da Memoria (Bóveda) e Casa da Cultura Olga Novo (A Pobra do Brollón), Galiza
Organizador
Várias instituições