outubro, 2020

01out10:00 am8:00 pmTrabalho sem fronteirasColóquio virtual10:00 am - 8:00 pm Link a divulgar a quem se inscrever, Plataforma ZoomTipologia do Evento:Colóquio

Detalhe do cartaz do colóquio

Colóquio virtual sobre o sector do trabalho doméstico co-organizado pelo IHC, DINÂMIA’CET e SOCIUS.

Trabalho sem fronteiras
Perspetivas sobre os serviços domésticos e a prestação de cuidados em casas particulares
Colóquio Internacional

O colóquio decorrerá via Zoom. Inscrição gratuita mas obrigatória para: trabalho.fronteiras@gmail.com

>> Programa (PDF) <<

As últimas décadas têm sido marcadas por dinâmicas demográficas, políticas e sociais em relação directa com a transformação do trabalho doméstico pago. A ampliação do mercado global neste sector, que inclui serviços de limpeza, prestação de cuidados e outras tarefas executadas em casas particulares, decorre de um conjunto de factores mantidos por desigualdades em diferentes sistemas de relações sociais e da intensificação dos tráfegos e mobilidades. As relações de género, os fluxos migratórios e os trânsitos coloniais que os precederam, a organização do mercado de trabalho ao longo de linhas étnicas, a desvalorização e informalidade dos sectores menos qualificados do mercado de trabalho, entre outros elementos, convergem na terceirização das tarefas domésticas e de cuidado e na materialização de uma “divisão internacional do trabalho reprodutivo” (Parreñas, 2001). A complexificação das dinâmicas sociais inerentes aos diferentes equilíbrios trabalho-família, bem como aos diferentes regimes migratórios e de cuidado (Lutz, 2017), requerem grelhas de análise que captem não apenas os quadros jurídico-normativos de enquadramento, mas também as relações de poder inerentes aos compromissos estabelecidos pelas diferentes partes envolvidas e as mudanças que novas formas de mobilidade e de comunicação permitem integrar. O trabalho doméstico pago tem suscitado também debates e desenvolvimentos importantes ao nível da regulação e da acção colectiva em diferentes partes do mundo (ILO, 2013).

Os acontecimentos recentes, consequência da pandemia de Covid-19, paralisaram sociedades, trânsitos e relações sociais, todavia, sectores como as limpezas, os cuidados, a construção civil e a distribuição, pela natureza dos seus enquadramentos, não permitiram aos que os desempenham a hipótese da escolha mutuamente exclusiva entre confinamento e rendimento. Surgiram globalmente vários apelos e mobilizações de trabalhadoras que repentinamente perderam o trabalho ou, em sentido contrário, foram forçadas a continuá-lo, mas sem meios de protecção pessoal, que neste caso significa o alargamento do risco ao agregado. O impacto e a prevalência do vírus sobre o sector dos cuidados e das limpezas mantêm-se evidentes e requerem abordagens mais amplas aos desenvolvimentos em curso.

Organizadores:

Nuno Dias (DINÂMIA’CET — ISCTE-IUL)
Manuel Abrantes (SOCIUS/CSG, Instituto Superior de Economia e Gestão, Universidade de Lisboa)
Inês Brasão (Politécnico de Leiria / IHC — NOVA FCSH)

Cartaz do colóquio "Trabalho sem fronteiras"

(Quinta-feira) 10:00 am - 8:00 pm

Link a divulgar a quem se inscrever

Plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, DINÂMIA'CET — ISCTE-IUL e SOCIUS — ISEG-Universidade de Lisboa