maio, 2025

09mai(mai 9)9:30 am11(mai 11)12:30 pmTerritórios IbéricosEncontro Ibérico de Antropologia9:30 am - 12:30 pm (11) Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, Largo Almeida Garrett, 12 — 7200-370 Reguengos de MonsarazTipologia do Evento:Encontro

fotografia de uma parede de pedra, caiada de branco com uma porta castanha.

Ver mais

Detalhes do Evento

Edição 2025 do Encontro Ibérico de Antropologia, que contribui para o aprofundamento do conhecimento de realidades e de problemáticas de interesse local, regional e global.

 

Territórios Ibéricos:
Paisagens, Patrimónios, Culturas, Histórias, Antropologias

Encontro Ibérico de Antropologia

 

Os Encontros Ibéricos de Antropologia juntam antropólogos/as de reconhecido trabalho e mérito, ligados/as ao meio universitário de Espanha e de Portugal. Aí se reflete e discute, ao longo de três dias, em torno de uma temática que evidencia as suas pesquisas e que contribui para o aprofundamento do conhecimento de realidades e de problemáticas de interesse local, regional e global. Inaugurados por María Cátedra Tomás, da Universidade Complutense de Madrid, os Encontros decorrem alternadamente em Espanha e em Portugal. Iniciaram-se em Ávila, em 2000, tendo-se seguido encontros em Évora (2002), Pamplona (2005), Ponte de Lima (2007), La Seu D’Urgell (2009), Miranda do Douro (2012), El Barco de Ávila (2015), Idanha-a-Nova (2017), Hervás (2021).

O próximo Encontro Ibérico de Antropologia, terá lugar em Reguengos de Monsaraz entre 9 e 11 de Maio de 2025, patrocinado pela Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, com o apoio científico do Instituto de História Contemporânea. Desta vez, a temática em discussão será “Territórios ibéricos: paisagens, patrimónios, culturas, histórias, antropologias“.

O programa inclui o lançamento do livro “Antropologia Simbólica de uma Ciudad: Évora, Mitologia y Patrimonio” (Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2024), de Maria Cátedra.

 

>> Programa completo (PDF) <<

 

ENTRADA LIVRE

 

Organização: Paula Godinho, Carlos Pedro, Ema Pires e José Manuel Sobral

 

Cartaz do Encontro Ibérico de Antropologia com o tema “Territórios Ibéricos: Paisagens, Patrimónios, Culturas, Histórias, Antropologias”. 9 a 11 de Maio de 2025, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz, com entrada livre. Organização do Instituto de História Contemporânea e do Município de Reguengos de Monsaraz. O cartaz é ilustrado por uma fotografia de uma parede de pedra, caiada de branco com uma porta castanha.

 

Tempo

9 (Sexta-feira) 9:30 am - 11 (Domingo) 12:30 pm

Localização

Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz

Largo Almeida Garrett, 12 — 7200-370 Reguengos de Monsaraz

Organizador

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH / Universidade de Évora e Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz

X