maio, 2023

05mai2:00 pm4:00 pmAcervos Artísticos ContemporâneosSeminário IN2PAST2:00 pm - 4:00 pm Universidade de Évora, Colégio dos Leões, Rua Dr. Emídio Guerreiro, 35 — 7005-511 ÉvoraTipologia do Evento:Ciclo,Seminário

Detalhe do cartaz do terceiro seminário do Intopast, dedicado aos Projetos Exploratórios que decorrem em 2023. Título: “Acervos Artísticos Contemporâneos: Problemas, Realidades, Estratégias — quatro casos paradigmáticos”. Oradores: Vítor Gomes e Jorge Croce Rivera. Comentários de Rita Macedo. O cartaz inclui uma fotografia do registo dos materiais produtivos no atelier de Eduardo Nery em março de 2023, da autoria de Helena de Melo.

Terceiro seminário do Laboratório Associado IN2PAST, dedicado aos Projetos Exploratórios que decorrem em 2023. IR: Vítor Gomes e Jorge Croce Rivera.

Acervos Artísticos Contemporâneos:
Problemas, Realidades, Estratégias — quatro casos paradigmáticos

Apresentação de Vítor Gomes & Jorge Croce Rivera (IR; CHAIA — Universidade de Évora) e demais equipa do projecto: Luís Afonso (CHAIA — Universidade de Évora), Ana Cristina Martins (IHC — Universidade de Évora), Helena Melo (Laboratório HERCULES) e Teresa Furtado (CHAIA — Universidade de Évora).

Comentários de Rita Macedo (IHA — NOVA FCSH)

Tomando em consideração a análise dos acervos artísticos de Ana Vieira, Clara Menéres, Eduardo Nery e João Cutileiro, o projecto pretende considerar as diversidade de situações que envolvem os legados de artistas contemporâneos — o estatuto legal, as condições de conservação e restauro, a preservação dos locais e materiais de produção, as possibilidades de exposição e a acessibilidade ao estudo e interpretação — para detectar na complexidade de problemas as estratégias já implementadas e promover novas, a começar, nesta fase exploratória, o conhecimento do estado de organização e inventário de cada um desses acervos.

ENTRADA LIVRE

🔗 Link para a sessão via Zoom [em breve]

Cartaz do terceiro seminário do Intopast, dedicado aos Projetos Exploratórios que decorrem em 2023. Título: “Acervos Artísticos Contemporâneos: Problemas, Realidades, Estratégias — quatro casos paradigmáticos”. Oradores: Vítor Gomes e Jorge Croce Rivera. Comentários de Rita Macedo. 5 de Maio às 14 horas, no Colégio dos Leões da Universidade de Évora. O cartaz inclui uma fotografia do registo dos materiais produtivos no atelier de Eduardo Nery em março de 2023, da autoria de Helena de Melo.

(Sexta-feira) 2:00 pm - 4:00 pm

Universidade de Évora, Colégio dos Leões