maio, 2020

13mai6:00 pm8:00 pm[NOVA DATA] Retrato de Lisboa Industrial durante o vintismoNovos estudos & Novos olhares sobre os 200 anos da Lisboa Liberal6:00 pm - 8:00 pm Canal YouTube do IHC, https://www.youtube.com/IHChistoryTipologia do Evento:Ciclo,Conferência

Detalhe de cartaz do ciclo de conferências

[NOVA DATA] Terceira sessão do ciclo de conferências sobre a história de Lisboa, que assinala os 200 anos da Revolução Liberal, organizado por Daniel Alves (IHC) e Rosa Maria Fina (CLEPUL) e acolhido pelo Museu de Lisboa. Com Jorge Custódio. ONLINE

Novos estudos & Novos olhares sobre os 200 anos da Lisboa Liberal
IV Ciclo de Conferências

Em 2020, o nosso Ciclo de Conferências vai ser especial, uma vez que vai ser inteiramente dedicado aos 200 anos da Revolução Liberal. Nesse sentido, integramos o programa Relembrar a Revolução de 1820. Liberdade e Cidadania e renomeámos o Ciclo, que este ano será designado como Novos estudos & Novos olhares sobre os 200 anos da Lisboa Liberal.

Devido à pandemia COVID-19 o programa foi reajustado, com alterações nas datas das sessões e transmissão em directo na página de Facebook do Museu de Lisboa.

Programa completo (📎 PDF):

26 de Fevereiro

Francesco Esposito | CESEM — NOVA FCSH
Música e Liberalismo: a vida musical em Lisboa entre 1820 e 1853

24 de Março 28 de Abril [NOVA DATA]

Maria Alexandre Lousada | Departamento de História da FLUL
Ler a revolução: gabinetes de leitura em Lisboa na década de 1820

28 de Abril 13 de Maio [NOVA DATA]

Jorge Custódio | IHC — NOVA FCSH
Retrato de Lisboa Industrial durante o vintismo

Cartaz da conferência online "Retrato de Lisboa Industrial durante o vintismo"

24 de Junho 27 de Maio [NOVA DATA]

Rui Sousa | CLEPUL — Universidade de Lisboa
Abomináveis producções da incredulidade e da libertinagem. A cultura libertina na constituição da Lisboa Liberal

27 de Maio 24 de Junho [NOVA DATA]

Raquel Henriques da Silva | IHA — NOVA FCSH
Impactos da extinção dos Conventos na imagem e funções de Lisboa

30 de Setembro

Sérgio Monteiro Abrantes | NOVA-FCSH
Lisboa estava muito animada e alegre: uma leitura urbana do ciclo revolucionário vintista (1820-1823)

28 de Outubro

Justino Magalhães | Instituto de Educação — Universidade de Lisboa
Lisboa Liberal e Educação – município, estado, império

25 de Novembro

Ana Isabel Vasconcelos | Universidade Aberta / Centro de Estudos de Teatro — FLUL
As práticas teatrais na Lisboa Liberal: os anos 30 e 40 de Oitocentos

15 de Dezembro

Zília Osório de Castro | NOVA FCSH
1821, Lisboa e os deputados à Constituinte

Sobre o ciclo:
Não se pode dizer que a investigação académica sobre Lisboa alguma vez tenha passado de moda, afirma-se um contínuo olhar sobre a cidade e descobre-se nela, no seu espaço e nas suas gentes, motivos para novos estudos todos os anos. A perspectiva deste ciclo de conferências é, por isso, a de renovar esse olhar apresentando e discutindo trabalhos, textos, projectos que têm Lisboa como cenário ou Lisboa como actriz. E são estas duas visões que enquadram os estudos que fazem parte deste ciclo de conferências: por um lado, caracterizar a vivência quotidiana, a sociabilidade e as dinâmicas culturais, sociais ou políticas daqueles que viveram ou passaram pela cidade; por outro lado, analisar o seu espaço físico, o seu pulsar urbano, as suas transformações. Estes dois olhares, porém, não os queremos fixos numa determinada época, antes os estendemos num arco de mais de dois séculos, procurando abarcar a História de Lisboa do século XVIII ao século XX. Queremos que sejam também histórias nunca antes contadas sobre Lisboa e os lisboetas, queremos apelar à imaginação dos que vierem assistir e queremos que venham debater connosco cada um dos temas propostos.

(Quarta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Canal YouTube do IHC

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e Museu de Lisboa