outubro, 2019

16out(out 16)9:00 am17(out 17)6:00 pmHistória, Identidade e Património da(s) Polícia(s)Congresso Internacional9:00 am - 6:00 pm (17) Instituto Superior de Ciências Policiais e de Segurança InternaTipologia do Evento:Congresso

Detalhe do cartaz do congresso

Congresso que pretende promover o debate crítico sobre as instituições policiais em diferentes épocas históricas, bem como sobre o seu património e a evolução da sua identidade.

Congresso Internacional

História, Identidade e Património da(s) Polícia(s)

Ao longo da história, as instituições policiais têm assumido uma inquestionável relevância. Atuando em contextos e regimes variados, as transformações nos modelos e aparelhos policiais sucederam-se, designadamente no que respeita ao seu papel na sociedade e às suas formas de atuação.
Estudar a história da (s) Polícia (s), olhando para o percurso das diferentes forças policiais no tempo, para o seu património, bem como para a definição de modelos policiais e suas alterações, permite-nos uma melhor compreensão não só dos períodos históricos em causa, mas também de outras instituições e atores sociais.
O estudo da (s) Polícia (s) exige, por isso, uma análise das diferentes conjunturas políticas, sociais, económicas e institucionais onde ela opera e se cruza com as problemáticas emergentes. Em paralelo, importa compreender a sua relação com as populações e com os diferentes órgãos de Poder, assim como também com outras questões das quais é indissociável: a segurança pública, o controlo social, o crime, entre outras.

>> PROGRAMA <<

Chamada para comunicações

Partindo de uma perspetiva histórica, mas procurando uma abordagem colaborativa, interdisciplinar e internacional, este Congresso pretende promover o debate crítico sobre as instituições policiais em diferentes épocas históricas, bem como sobre o seu património e a evolução da sua identidade.

Assim, apela-se à participação no Congresso, através da submissão de propostas enquadradas nos seguintes eixos temáticos (sem prejuízo de virem a ser aceites propostas de comunicações dedicadas a outros temas):

• A organização das forças policiais ao longo da história;
• Polícia(s) e aparelhos policiais;
• Policiamento e segurança pública;
• Práticas policiais;
• Criminalidade e controlo social;
• Órgãos de poder, polícia(s) e sistemas policiais;
• Justiça criminal;
• Polícias coloniais;
• Representações e narrativas sobre a atuação policial;
• Memória, historiografia, arquivos e património policiais;
• Estudos de cultura material sobre polícia.

As propostas de comunicação devem apresentar:

– Nome do autor ou autores;
– Filiação institucional;
– Título da proposta, resumo (máx. 500 palavras) e três palavras-chave;
– Breve nota biográfica do autor ou autores (máx. 200 palavras);
– Contactos do autor ou autores (email e telefone).

As comunicações têm a duração máxima de 20 minutos e podem ser apresentadas em português, castelhano, inglês ou francês.

As propostas de comunicação devem ser enviadas, até 15 30 de Setembro de 2019 [Nova Data], para o e-mail: projeto.patrimonio.psp@gmail.com

Comissão Organizadora

Maria Fernanda Rollo (IHC — NOVA FCSH)
Adolfo Cueto (IHC — NOVA FCSH)