outubro, 2021

22out6:30 pm8:00 pmOuvir o Galo Cantar Duas VezesApresentação do livro6:30 pm - 8:00 pm Avenida de Berna, 26C — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Apresentação

Detalhe do cartaz da apresentação do livro

Ver mais

Detalhes do Evento

O livro da autoria de Paula Godinho será apresentado por Luís Cunha e Xurxo Ayán Vila na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.

 

Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes
Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza

 

Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes – Identificações locais, culturas de orla e construção de nações na fronteira entre Portugal e a Galiza centra-se em práticas de fronteirização e de desfronteirização num tempo longo, num limiar entre a antropologia e a história. Entre os galos reais, ouvidos na fronteira, e aquele que se tornou emblemático da construção da nação, a autora interroga topografias do poder: os centros que delineiam o Tratado de Limites de 1864, em Lisboa e Madrid, as equipas militares e cartógrafos que reconheceram a fronteira, e a resistência dos vizinhos das aldeias da raia, unidos pelo parentesco, o contrabando, a convivialidade, os caminhos. Por outro lado, aborda dois acontecimentos dramáticos, associados à guerra de Espanha na fronteira, ocorridos no concelho de Chaves, em Vilarelho da Raia, em 1939, e em Cambedo da Raia, em 1946. Este livro recebeu o prémio Taboada Chivite em 2008, e foi publicado em galego em 2011. Esta é a sua primeira edição em Portugal.

 

Mais informação sobre o livro

 

Cartaz da apresentação do livro "Ouvir o Galo Cantar Duas Vezes", de Paula Godinho

 

Tempo

(Sexta-feira) 6:30 pm - 8:00 pm

Localização

NOVA FCSH, Auditório B1

Avenida de Berna, 26C — 1069-061 Lisboa

Organizador

Edições Tigre de Papelgeral@tigrepapel.pt Rua de Arroios, 25 — 1150-053 Lisboa

X