março, 2022

22mar2:00 pm7:00 pmOlhar de ForaColóquio Internacional2:00 pm - 7:00 pm Canal YouTube do IHC, https://www.youtube.com/IHChistoryTipologia do Evento:Colóquio

Detalhe do cartaz do colóquio

Colóquio sobre os efeitos epistemológicos na produção do conhecimento devido ao investigador ser estrangeiro em relação aos seus objectos de investigação.

Olhar de Fora: Efeitos epistemológicos da estrangeiridade
Colóquio Internacional

As pessoas convidadas a falar neste colóquio são todas estrangeiras em relação aos seus objectos de investigação. A proposta do evento é que cada palestrante, a partir das suas próprias experiências de pesquisa, apresente uma reflexão sobre os efeitos epistemológicos provocados na produção do conhecimento por essa condição. Noutros termos, o problema a ser enfrentado é: o que um olhar estrangeiro revela sobre os objetos de investigação graças justamente à sua estrangeiridade?

Essa questão é o principal eixo articulador do colóquio e serve de inspiração para todas as conferências. No entanto, a pergunta não é o único elemento de transversalidade, afinal, o Brasil aparece aqui como ponto de partida ou ponto de chegada para todos os participantes. Nada mais adequado, portanto, que sediar o evento em Portugal, provocando os olhares a mais uma vez cruzarem fronteiras nacionais.

Sintam-se todas e todos convidados a participar.

Programa:

15 de Março  |  14h UTC  —  Rafael Benthien (Universidade Federal do Paraná, Brasil). Olhar do Brasil para a França

Debatedor: Henrique Oliveira (IHC — NOVA FCSH, Portugal)

15 de Março  |  17h UTC  —  Ian Merkel (Freie Universität Berlin, Alemanha). Olhar dos EUA para o Brasil

Debatedora: Mariana Osés (Universidade de São Paulo, Brasil)

22 de Março  |  14h UTC  —  Gisele Candido (Universidade de São Paulo, Brasil). Olhar do Brasil para Portugal

Debatedor: Bruno Galeano (Universidade de São Paulo, Brasil)

22 de Março  |  17h UTC  —  Maria José de Abreu (Columbia University, EUA). Olhar de Portugal para o Brasil

Debatedora: Cristiane Bahy (Universidade de Lisboa, Portugal)

29 de Março  |  14h UTC+1  —  Miguel Palmeira (Universidade de São Paulo, Brasil). Olhar do Brasil para a Inglaterra

Debatedora: Caroline Guebert (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)

29 de Março  |  17h UTC+1  —  Alexandra Tedesco (Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil). Olhar do Brasil para a Argentina

Debatedor: Julio Cesar da Silva (Universidade de São Paulo, Brasil)

Organização:

Grupo de Investigação em Economia e Sociedade; Linha Temática Histórias Conectadas.

Para mais informações, contactar Bruno Zorek: bzorek@fcsh.unl.pt

Cartaz do colóquio "Olhar de Fora: Efeitos epistemológicos da estrangeiridade". 15, 22 e 29 de Março de 2022.

Imagem: Mark Rothko, Orange and Yellow, 1956 (Albright-Knox Art Gallery, Buffalo, EUA)

(Terça-feira) 2:00 pm - 7:00 pm

Canal YouTube do IHC