dezembro, 2022

07dez2:00 pm3:30 pm[NOVO HORÁRIO e LOCAL] China: Ontem e HojeO Mundo Contemporâneo2:00 pm - 3:30 pm Link dedicado na plataforma ZoomTipologia do Evento:Ciclo,Conferência

Imagem ilustrativa do ciclo de conferências

[NOVO HORÁRIO e LOCAL] Nona (e última) conferência do ciclo O mundo contemporâneo: história, política e cultura, que visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas.

O mundo contemporâneo: história, política e cultura

China: Ontem e Hoje

Wang Hui (Tsinghua University)

Sessão também integrada no ciclo de conferência e debates “Impérios“, co-organizada com a Culturgest.

Com curadoria de José Neves e Liliana Coutinho. Moderação de Pedro Aires Oliveira.

Esta conferência será virtual, através da sala Zoom da Culturgest.

A República Popular da China constituiu um referente fundamental nos processos de libertação colonial e resistência anti-imperialista que vieram questionar o poder europeu e norte-americano, constituindo-se ao mesmo tempo como uma alternativa importante ao comunismo soviético. A tal ponto que hoje, desmoronada a URSS, a China se constitui com o principal desafiador do poder norte-americano, apresentando uma agenda internacional própria nos diferentes continentes do globo. A sua história recente, do maoismo à cooptação dos mecanismos liberais de mercado, e as tensões internas do país mais populoso do mundo, são menos conhecidas. Com WANG HUI olhamos para a China de ontem e hoje, o seu lugar no mundo e as transformações em curso na sua sociedade.

Cartaz da conferência “China: Ontem e Hoje”, com Wang Hui. 7 de Dezembro, às 18 horas e 30 minutos, na Culturgest, em Lisboa. Integrada nos ciclos "O Mundo Contemporâneo: História, Política e Cultura" e "Impérios".

Sobre o ciclo:
Contando com a participação de conferencistas provenientes de diferentes universidades internacionais, assim como de investigadores do IHC dedicados ao estudo de realidades nacionais e transnacionais muito diversas, este ciclo de conferência visa promover o interesse pela história contemporânea mundial na universidade e na sociedade portuguesas.

Integrando os cursos de doutoramento da NOVA FCSH, mas decorrendo em diferentes instituições da cidade de Lisboa, as sessões são abertas à participação de qualquer interessado, sem necessidade de inscrição prévia, ainda que as sessões que decorrem na Culturgest requeiram obtenção prévia de ingresso junto daquela instituição (gratuito).

>> Programa do ciclo (PDF) <<

(Quarta-feira) 2:00 pm - 3:30 pm

Link dedicado na plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Culturgest