junho, 2022

15jun1:30 pm3:00 pmMulheres e género na 'nova esquerda' dos anos sessenta e setentaSeminário IHC GenLab1:30 pm - 3:00 pm Tipologia do Evento:Seminário

Detalhe do cartaz do IHC GenLab com Giulia Strippoli.

Ver mais

Detalhes do Evento

Oitavo seminário do IHC GenLab — Laboratório de História Contemporânea dedicado à investigação em Estudos de Género. Com Giulia Strippoli.

 

Seminário GenLab:
Mulheres e género na ‘nova esquerda’ dos anos sessenta e setenta:
Questões de historiografia e cidadania

 

O IHC GenLab, Laboratório de História Contemporânea dedicado à investigação em Estudos de Género visa a criação de um espaço interdisciplinar de intercâmbio e debate sobre História de género, sexualidades, família e trabalho, que conta com um encontro mensal. Cada sessão consistirá na análise e discussão de artigos de referência, bem como da apresentação de uma pesquisa em curso, a cargo dos investigadores e investigadoras do IHC — NOVA FCSH, convidados/as ou que tenham sido seleccionados/as por CFP.

Este laboratório tem como objectivo a promoção da discussão destas temáticas, assentes em diversas abordagens, sejam elas teóricas, metodológicas ou empíricas. Pretende-se estabelecer o diálogo entre diferentes investigadores e investigadoras, investigações e distintas áreas disciplinares e contribuir para o estudo, reflexão crítica e divulgação dos diversos temas. O laboratório terá uma periodicidade mensal e será aberto à comunidade académica e público em geral que queira participar nas discussões sobre este tema.

 

Apresentação:

No decorrer dos ‘longos anos sessenta’ os grupos de mulheres e os grupos feministas tiveram um impacto social sem precedentes, a nível nacional e internacional. Propomos pensar como a presença de movimentos feministas e de mulheres modificaram a historiografia, para além das sociedades e reflectir em termos gerais sobre a relação entre disciplina histórica e mulheres.

Sugestão de leitura: Reshaping Women’s History. Voices of Nontraditional Women Historians, edited by Julie A. Gallagher and Barbara Winslow, UI Press, 2018.

 

Giulia Strippoli é investigadora do Instituto de História Contemporânea.

 

Inscrições: genlab@fcsh.unl.pt

 

Call for papers:

Aberta permanentemente.

Convidam-se as investigadoras e os investigadores cujas investigações se relacionem com Estudos de Género a apresentarem as suas propostas de comunicação. Para tal, deverão enviar nome do proponente, título, resumo (até 300 palavras), 3 a 5 palavras-chave e uma pequena nota biográfica (50 palavras) acompanhada da afiliação institucional para: genlab@fcsh.unl.pt.

 

Cartaz do IHC GenLab com Giulia Strippoli. 15 de Junho às 13h30, via Zoom

 

Tempo

(Quarta-feira) 1:30 pm - 3:00 pm

Localização

Link dedicado na plataforma Zoom

Organizador

Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa e Universidade de Évora

X