julho, 2022

11jul6:00 pm7:30 pmAs Mulheres e a Vida na Corte (Sécs. XV-XIX)Escola de Verão NOVA FCSH6:00 pm - 7:30 pm Tipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz com os cursos do IHC incluídos na Escola de Verão da FCSH

Detalhes do Evento

Curso integrado na edição 2022 da Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se pretende potenciar o interesse pela história das mulheres no contexto da corte portuguesa. ONLINE

As Mulheres e a Vida na Corte (Séculos XV-XIX)

Docentes: Pedro Urbano (IHC) e Maria Barreto Dávila (CHAM)

Datas e Horários: 11 a 27 de Julho | segundas, quartas e sextas-feiras — das 18h00 às 20h00; 11 e 27 de Julho — das 18h00 às 19h30

Duração: 15h

Modalidade: online

Objectivos:

O curso tem por objetivo potenciar o interesse pela história das mulheres no contexto da corte portuguesa, contribuindo para suscitar a reflexão e a problematização das questões relacionadas com a presença e ação das mulheres entre os finais da Idade Média e a época contemporânea e de como a historiografia tradicional tem abordado o tema. Através da apresentação de um conjunto de sessões organizadas temática e concetualmente, procurar-se-á despertar a atenção dos alunos para conceitos correntes, bem como motivar a discussão em torno das novas perspetivas historiográficas e da atualidade da investigação. Os alunos serão incentivados a participar nas sessões através da disponibilização prévia quer de textos relacionados com a temática aborda.

Programa resumido:

1. Introdução historiográfica e metodológica;
  2. Casa Real, casa das Rainhas e corte;
  3. As mulheres e o poder;
  4. As mulheres e a escrita;
  5. O mecenato e criação artística;
  6. Quotidiano e lazer.

Curso creditado pelo CCPFC para professores dos grupos 200 e 400.

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz com os cursos do IHC incluídos na Escola de Verão da FCSH

(Segunda-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Link a divulgar aos alunos e alunas