julho, 2020

24jul6:00 pm8:00 pmAs Mulheres e a Vida na CorteEscola de Verão NOVA FCSH6:00 pm - 8:00 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Curso integrado na edição 2020 da Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se pretende potenciar o interesse pela história das mulheres no contexto da corte portuguesa. ONLINE

As Mulheres e a Vida na Corte (séculos XV-XIX)

Docentes: Pedro Urbano (IHC) e Maria Barreto Dávila (CHAM)

Datas e Horários: 13 a 29 de Julho | segundas, quartas e sextas-feiras — das 18h00 às 20h00; dias 27 e 29 de Julho — das 18h00 às 19h30

Duração: 15h

Modalidade: online

Objectivos:

O curso tem por objetivo potenciar o interesse pela história das mulheres no contexto da corte portuguesa, contribuindo para suscitar a reflexão e a problematização das questões relacionadas com a presença e ação das mulheres entre os finais da Idade Média e a época contemporânea e de como a historiografia tradicional tem abordado o tema. Através da apresentação de um conjunto de sessões organizadas temática e conceptualmente, procurar-se-á despertar a atenção dos alunos para conceitos correntes, bem como motivar a discussão em torno das novas perspetivas historiográficas e da atualidade da investigação. Os alunos serão incentivados a participar nas sessões através da disponibilização prévia quer de textos relacionados com a temática abordada quer de fontes de carácter documental ligadas aos assuntos abordados.

Programa resumido:

1. Introdução historiográfica e metodológica;
  2. Casa Real, casa das Rainhas e corte;
  3. As mulheres e o poder: agência, auctoritas, governança e regência;
  4. As mulheres e a escrita;
  5. O mecenato e criação artística;
  6. Quotidiano e lazer.

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso "As Mulheres e a vida na Corte" da Escola de Verão da NOVA FCSH 2020

Imagem do cartaz: A Rainha Dona Amélia e Dom Manuel assistem aos exercícios de concurso em Seteais, realizado no âmbito do Congresso dos Bombeiros Voluntários. António Novaes, 1905-1908. Fonte: Câmara Municipal de Lisboa, Arquivo Fotográfico.

(Sexta-feira) 6:00 pm - 8:00 pm

Link a divulgar aos alunos e alunas