abril, 2021

19abr(abr 19)11:00 am25(abr 25)6:00 pmSemana de Memória Histórica de Cereixa11:00 am - 6:00 pm (25) Tipologia do Evento:Ciclo

Ver mais

Detalhes do Evento

Conjunto de iniciativas integradas no Bicentenário do Consello de Cereixa e que assinalam o aniversário da ‘Batalha de Repil’, na Galiza.

 

Semana de Memória Histórica de Cereixa — Repil

 

A aldeia abandonada de Repil, na Galiza, onde foram abatidos pela Guardia Civil três combatentes da II Agrupación del Ejército Guerrillero de Galicia, a 20 de Abril de 1949, vai ser o palco para a Semana de Memória Histórica de Cereixa, entre os dias 19 e 25 de Abril.

 

Resumo do programa:

 

19 a 23 de Abril: Visitas guiadas diárias às ruínas da casa da família Amaro, em Repil (11h00)

19 a 23 de Abril: Ciclo de conferências, em Repil (18h)

    • Arqueoloxía das casas labregas” — Cristina Incio
      Doutoranda do INCIPIT (CSIC) que estuda a arqueologia de aldeias abandonadas na Galiza, incluindo o caso de Repil e Lamas (também em Cereixa).
    • Arqueoloxía da guerrilla” — Xurxo Ayán Vila e Rodrigo Paulos Bravo
      O Xurxo é investigador do IHC (NOVA FCSH) e falará sobre o projecto de Drznica (1941-1945 Traces and Memories), na Croácia, onde está a ser estudada a paisagem da resistência contra os nazis e fascistas italianos durante a II Guerra Mundial. O Rodrigo é investigador na Universidad Complutense de Madrid e falará acerca do projecto arqueológico sobre a Guerra do Cambedo (1946), aldeia raiana de Chaves na qual se viveu um combate entre maquis anti-franquistas, a Guardia Civil e a GNR.
    • Exhumacións, desaparecidas e ditaduras” — Márcia Hattóri e Candela Martínez Barrio
      Ambas são antropólogas forenses que trabalharam com exumações de represaliados em A Pobra do Brollón, bem como com vítimas da ditadura militar brasileira. Contarão as suas experiências a partir de uma perspectiva comparada.
    • Ósos da memoria” — Juan Pablo López García
      Director do projecto Terra Levis, onde dinamiza áreas rurais do vale Amblés e da Serra de Ávila (Castela) a partir do património. Falará sobre as suas investigações acerca da guerrilha de Garrido durante a Guerra da Independência.
    • Arqueoloxía da Cidade da Selva” — Carlos Tejerizo García
      Director do projecto que recuperou a Cidade da Selva, o acampamento guerrilheiro mais importante do NW da Península Ibérica, nos montes de Casaio (Ourense).

24 de Abril: Apresentações de livros, em Cereixa (11h e 17h)

    • Onde as rúas non teñen nome“, de Xurxo Ayán Vila
    • El monte o la muerte“, de Santiago Macías

25 de Abril: Roteiro de memória histórica da Guerra Civil de Espanha, com Xurxo Ayán Vila, em A pobra do Brollón (10h)

25 de Abril: Sessão de poesia, com Olga Novo e o Batallón Celta, em Castroncelos (16h)

 

 

Cartaz/programa da Semana de Memoria Histórica de Cereixa

Tempo

19 (Segunda-feira) 11:00 am - 25 (Domingo) 6:00 pm

Localização

Vários locais em A Pobra do Brollón, Galiza

Organizador

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Asociación de Vecinos María Castaña de Cereixa, INCIPIT e Câmara Municipal de A Pobra do Brollón

X