Semana de Memória Histórica evoca a ‘Batalha de Repil’

Abr 8, 2021 | Notícias

Cartaz/programa da Semana de Memoria Histórica de Cereixa

Clique na imagem para aumentar

A aldeia abandonada de Repil, na Galiza, onde foram abatidos pela Guardia Civil três combatentes da II Agrupación del Ejército Guerrillero de Galicia, a 20 de Abril de 1949, vai ser o palco para a Semana de Memória Histórica de Cereixa, entre os dias 19 e 25 de Abril.

Para além de uma acção acondicionamento e reabilitação arquitectónica das ruínas da casa da família Amaro, onde ocorreram os combates, serão organizadas visitas guiadas diárias ao local (às 12h00), bem como um ciclo de conferências, que terá lugar nas mesmas ruínas (ao ar livre, devido às medidas sanitárias em vigor), e apresentações de livros em Cereixa. As intervenções de historiadores e arqueólogos abordarão temas relacionados com as guerrilhas anti-franquistas e com a repressão política em Espanha e noutros países.

O ciclo termina a 25 de Abril com um roteiro de memória histórica da Guerra Civil de Espanha, com Xurxo Ayán Vila; e uma sessão de poesia com Olga Novo, Prémio Nacional de Poesia em Espanha, sobre a figura de Ticiano Picón, professor anarquista que trabalhou em Castroncelos durante a Segunda República e que acabou os seus dias num campo de concentração francês, após o fim da Guerra. A poeta será acompanhada por uma recriação do Batalhão Celta, que combateu contra o fascismo no País Vasco, coordenada por Xabier Herrero Acosta (Universidad del País Vasco). Não faltará também uma evocação à Revolução de 25 de Abril.

A iniciativa é da Asociación de Vecinos María Castaña de Cereixa, contando com a colaboração do Instituto de História Contemporânea, do INCIPIT (CSIC) e da Câmara Municipal de A Pobra do Brollón. A coordenação é do investigador do IHC Xurxo Ayán Vila.

 

 

Outras notícias

CONTACTOS

Instituto de História Contemporânea
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

HORÁRIO

Segunda a Sexta-Feira
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

Pesquisa

Share This
X