julho, 2020

Isto é um Evento repetido

24jul5:00 pm8:00 pmLiberalismo e Caciquismo IbéricoEscola de Verão NOVA FCSH5:00 pm - 8:00 pm Link a divulgar aos alunos e alunasTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso

Curso integrado na edição 2020 da Escola de Verão da NOVA FCSH, sobre o caciquismo ibérico oitocentista — origens, fontes de estudo e legados. ONLINE

Liberalismo e Caciquismo ibérico na segunda metade de oitocentos

Docentes: Luís Espinha da Silveira e Nuno Pousinho

Datas e Horários: 20 a 24 de Julho | das 17h00 às 20h00

Duração: 15h

Modalidade: online

Objectivos:

• Compreender as origens do caciquismo ibérico oitocentista;
  • Conhecer o pensamento político oitocentista sobre o caciquismo;
  • Identificar as diferentes características do caciquismo espanhol;
  • Analisar a legislação eleitoral e a evolução das fações partidárias do Portugal oitocentista;
  • Interpretar as formas de atuação do caciquismo português no contexto da organização dos poderes do Estado Liberal;
  • Avaliar as formas de organização partidária fora do centro político;
  • Caracterizar o legado do liberalismo no que se refere à participação política dos cidadãos;
  • Reconhecer a complexidade das fontes para o estudo do caciquismo.

Programa:

1. Apresentação e explicitação da problemática. Definição dos elementos de avaliação. Análise da bibliografia e das fontes disponíveis. O caciquismo no pensamento político oitocentista; As elites e o caciquismo no contexto da Europa do Sul.
  2. As investigações sobre as elites e o caciquismo em Espanha. O caciquismo espanhol durante a Restauração borbónica: evolução política; partidos; eleições e participação eleitoral; perfis e formas de atuação dos caciques espanhóis.
  3. As investigações sobre as elites e o caciquismo no Portugal oitocentista. As elites e o caciquismo em Portugal entre 1852 e 1883: legislação eleitoral; configuração dos círculos eleitorais; eleições e participação eleitoral; relação entre o centro e a periferia e formas de atuação dos caciques regionais e locais.
  4. As elites e o caciquismo em Portugal entre 1884 e 1910: legislação eleitoral; configuração dos círculos eleitorais; eleições e participação eleitoral; relação entre o centro e a periferia e formas de atuação dos caciques regionais e locais.
  5. A vida penosa de um cacique: os favores pessoais e os favores coletivos. As imagens do caciquismo na literatura.

Curso creditado pelo CCPFC para professores do Ensino Básico (2º e 3º Ciclos) e Secundário.

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso "Liberalismo e Caciquismo ibérico na segunda metade de oitocentos " da Escola de Verão da NOVA FCSH 2020

Imagem do cartaz: A compra do voto (José Malhoa, 1904). Fonte: Biblioteca Nacional de Portugal.

(Sexta-feira) 5:00 pm - 8:00 pm

Link a divulgar aos alunos e alunas