dezembro, 2025

04dez6:00 pm7:30 pmImaginários da Guiné-BissauLançamento do livro6:00 pm - 7:30 pm Livraria Snob, Travessa de Santa Quitéria, 32A — 1250-212 LisboaTipologia do Evento:Lançamento

Detalhe do cartaz do lançamento do catálogo da exposição “Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)”, editado por Inês Vieira Gomes e Catarina Laranjeiro. 4 de Dezembro de 2025, às 18 horas.

Ver mais

Detalhes do Evento

Novo lançamento, na livraria Snob, do catálogo da exposição “Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)”, editado por Inês Vieira Gomes e Catarina Laranjeiro. Apresentação de José Manuel Barroso e Onésio Soda.

 

Imaginários da Guiné-Bissau
O espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)

 

No contexto das comemorações dos 50 anos das independências das antigas colónias portuguesas em África, debruçamo-nos sobre um espólio fotográfico inédito que coincide com o período da guerra colonial e das lutas de libertação. Álvaro de Barros Geraldo (1922-1993), fotógrafo português a viver na Guiné-Bissau desde meados de 1950, registou de perto este período marcado por tensões e profundas transformações sociais e políticas. Nesta conjuntura histórica, o 25 de Abril é indissociável das lutas de libertação africanas, em especial da guerra que se travou na Guiné-Bissau. A luta de guerrilha desencadeada pelo PAIGC desafiou o poder colonial no terreno e impulsionou o surgimento do Movimento das Forças Armadas. Este livro, tal como a exposição homónima, constitui um contributo para a problematização crítica dos legados do colonialismo português. Através da fotografia e de investigação histórica, propõe-se revisitar a memória do passado colonial e reflectir sobre o forjar de identidades nacionais, assim como o contexto pós-revolucionário em Portugal. Para além de imagens de Álvaro de Barros Geraldo – que oferecem um olhar singular sobre a construção de narrativas visuais –, este livro reúne contributos de investigadores/as que questionam a história, a memória e a continuidade de estruturas coloniais nas dinâmicas do presente

Com textos de Catarina Mateus, Pedro Aires Oliveira, Inês Vieira Gomes e Catarina Laranjeiro, e um encarte de Marta Pinto Machado, esta publicação reúne perspectivas históricas, visuais e críticas para a problematização dos legados do colonialismo português.

 

Cartaz do lançamento do catálogo da exposição “Imaginários da Guiné-Bissau – o espólio de Álvaro de Barros Geraldo (1955–1975)”, editado por Inês Vieira Gomes e Catarina Laranjeiro. 4 de Dezembro de 2025, às 18 horas, na Livraria Snob (Travessa de Santa Quitéria, número 32A, Lisboa). Apresentação de José Manuel Barroso e Onésio Soda. Com a presença de Catarina Laranjeiro e Inês Vieira Gomes.

 

Tempo

(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Localização

Livraria Snob

Travessa de Santa Quitéria, 32A — 1250-212 Lisboa

Organizador

Livraria Snoblivrariasnob@gmail.com Travessa de Santa Quitéria, 32A — 1250-212 Lisboa

X