abril, 2024

13abr(abr 13)10:00 am14(abr 14)1:00 pmContextos e formas de colaboração entre a investigação científica e o Ensino Básico e Secundário10:00 am - 1:00 pm (14) NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, sala 117, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Encontro

Detalhe do cartaz do encontro “Contextos e formas de colaboração entre a investigação científica e o Ensino Básico e Secundário”. Desenho onde estão representadas várias figuras humanas unidas por linhas que são traçadas com um lápis.

Acção de formação para professores/as e encontro de encerramento do concurso escolar “Cria vínculos com a História”, do projecto VINCULUM.

No dia 13 de Abril, decorrerá no Colégio Almada Negreiros a acção de formação “Cria Vínculos com a História: contextos e forma de colaboração entre a investigação científica e o Ensino Básico e Secundário”, seguida do encontro de encerramento do concurso escolar “Cria vínculos com a História”, que se prolongará até dia 14.

A formação é organizada pelo Projeto VINCULUM e pela Associação de Professores de História, tendo como formadores/as Maria de Lurdes Rosa, Mafalda Soares da
Cunha, Miguel Pereira Aguiar, Nuno Pousinho e António Camões Gouveia. Pauta-se por uma aproximação entre as práticas escolares de ensino da História e o meio académico, proporcionando o debate em torno destas questões.

As inscrições para a formação (Acção de Curta Duração acreditada e certificada no âmbito da Avaliação de Desempenho Docente) são gratuitas, mas devem ser efectuadas até ao dia 5 de Abril, neste link.

>> Programa (PDF) <<

Programa resumido

13 de Abril

Formação “Cria Vínculos com a História: contextos e forma de colaboração entre a investigação científica e o Ensino Básico e Secundário”

10h00 – 12h30 | SESSÃO 1: O projecto e as questões históricas subjacentes. Explicar a História “complicada” e aprofundar o tempo histórico
12h30 – 14h00 | ALMOÇO
14h00 – 15h30 | SESSÃO 2: Exploração de documentos em contexto de sala de aula
15h30 – 17h00 | SESSÃO 3: A importância da história local na dinamização de práticas lectivas
17h00 – 17h20 | PAUSA

17h20 – 18h20 | O VINCULUM na sala de aula: Experiências lectivas em colaboração

14 de Abril

10h00 – 13h00 | O VINCULUM na sala de aula: Experiências lectivas em colaboração (continuação)

Cartaz e programa do encontro “Contextos e formas de colaboração entre a investigação científica e o Ensino Básico e Secundário”. 13 e 14 de Abril de 2024, no Colégio Almada Negreiros da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Organização: Projeto Vinculum, com o apoio da Associação dos Professores de História e da Academia de Ciências de Lisboa. O cartaz inclui um desenho representando várias figuras humanas unidas por linhas que são traçadas com um lápis.

13 (Sábado) 10:00 am - 14 (Domingo) 1:00 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, sala 117

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa e Associação de Professores de História