maio, 2022

12mai6:00 pm7:30 pmConquista das 8 Horas de Trabalho nos Campos do SulMostra6:00 pm - 7:30 pm Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Alameda da Universidade — 1649-010 LisboaTipologia do Evento:Exposição

Detalhe do cartaz da mostra documental

Mostra documental com textos censurados, processos da PIDE-DGS e relatos de vida, que estará patente no Arquivo Nacional da Torre do Tombo até 8 de Junho.

Conquista das 8 Horas de Trabalho nos Campos do Sul

12 de Maio a 8 de Junho

Foi só há 60 anos que quem trabalhava nos campos do Sul conseguiu o horário de 8 horas. Os “três oitos” não existiram desde sempre nem foram doados pelos senhores da terra. Foram conquistados, com mortes em Aljustrel e presos em vários locais, em que se destaca o Couço. Nas prisões, um encontro inusitado: nas mesmas celas havia estudantes detidos na crise académica de 1962. Nem as trabalhadoras/es rurais, nem os/as estudantes voltariam os mesmos.

No dia 12 de Maio de 2022, pelas 18h, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, inaugura-se uma mostra documental sobre o assunto, com os textos que a censura não deixou passar, os processos e as fichas do Arquivo da PIDE-DGS, relatos sobre a vida nesses campos e a luta então travada.

Será feita uma visita guiada com Silvestre Lacerda, Fernando Oliveira Baptista e Paula Godinho.

Curadores:

Silvestre Lacerda (ANTT)
Fernando Oliveira Baptista (Universidade de Lisboa)
Paula Godinho (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Cartaz da mostra documental "Conquista das 8 Horas de Trabalho nos Campos do Sul". Arquivo Nacional da Torre do Tombo, Lisboa, 12 de Maio a 8 de Junho de 2022

(Quinta-feira) 6:00 pm - 7:30 pm

Arquivo Nacional da Torre do Tombo

Alameda da Universidade — 1649-010 Lisboa

Instituto de História Contemporânea — NOVA FCSH, Arquivo Nacional da Torre do Tombo e Instituto Superior de Agronomia — Universidade de Lisboa