março, 2022

21mar10:00 am1:00 pmComuns: história e teoriaSeminário virtual10:00 am - 1:00 pm Link dedicado na plataforma ZoomTipologia do Evento:Seminário

Detalhe do quadro

Seminário virtual sobre a génese, as transformações e os limites dos bens comuns a partir de uma variedade de perspectivas.

Comuns: história e teoria

Os bens comuns têm sido um dos objectos mais frutuosos do estudo histórico. A compreensão da sua história secular e, sobretudo, da sua eliminação e sobrevivência, tornou possível explicar uma grande variedade de processos. De facto, a historiografia portuguesa e espanhola contribuiu para o estudo do estabelecimento do capitalismo e até mesmo do colonialismo através da investigação sobre a propriedade comunitária. Contudo, também é verdade que os comuns se tornaram uma preocupação central da filosofia e das ciências sociais em geral, pelo menos desde que Garrett Hardin falou sobre a “tragédia dos comuns” em 1968. Os actuais desafios ecológicos, tecnológicos e de saúde tornam necessário um diálogo sobre a génese, as transformações e os limites dos bens comuns a partir de uma variedade de perspectivas. Este é o objectivo do seminário Comuns: história e teoria.

>> Descarregar o programa (📎 PDF) <<

Links de acesso às sessões Zoom:  🔗 dia 14 de Março  /  🔗 dia 21 de Março

Organização:

Grupo de Investigação Economia e Sociedade do Instituto de História Contemporânea — Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa
Centro de História da Sociedade e da Cultura — Universidade de Coimbra

Comissão organizadora:

Rubén Pérez Trujillano (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Joana Dias Pereira (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)
Margarida Sobral Neto (CHSC — Universidade de Coimbra)

Cartaz do seminário "Comuns: história e teoria"

Imagem: Campesino andaluz. Rafael Zabaleta (1953). Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.

(Segunda-feira) 10:00 am - 1:00 pm

Link dedicado na plataforma Zoom

Instituto de História Contemporânea — Universidade NOVA de Lisboa e Centro de História da Sociedade e da Cultura — Universidade de Coimbra