abril, 2024

17abr9:30 am6:00 pmUma arqueologia de guerrilhaSeminário9:30 am - 6:00 pm NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SD, Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Seminário

Imagem ilustrativa do seminário “Uma arqueologia de guerrilha”. (apenas com o texto)

Seminário dedicado aos projectos em curso de investigadores/as visitantes e dedicados à arqueologia da Guerra Civil de Espanha e da guerrilha anti-fascista.

Uma arqueologia de guerrilha

O objetivo deste seminário é dar a conhecer à comunidade académica o trabalho de investigação que está a ser desenvolvido pelos historiadores e historiadoras visitantes no IHC, no âmbito da Linha Temática Usos do Passado: Memória e Património Cultural, bem como os projectos actualmente em curso de arqueologia da Guerra Civil de Espanha e da guerrilha anti-fascista.

>> Descarregar programa (PDF) <<

Programa

09:30-10:30 Tania González Cantera (Universitat de Girona): Materialidades y memorias de la caída de Bilbao: del mito del Cinturón de Hierro al olvido de los refugios antiaéreos
10:30-11:30 Agnese Giannini (Universidad Complutense de Madrid): José Lino Vaamonde o la memoria de un arquitecto republicano exiliado
11:30-12:00 Dulce Simoes & Xurxo Ayán (Universidade NOVA de Lisboa): El proyecto HELP. Los campos de refugiados de Barrancos

12:00-12:30 Debate

14:00-15:00 Marianna Bucchioni (Università di Bologna): Arqueología de la Resistencia en el Piamonte
15:00-16:00 Carlos Tejerizo García (Universidad de Salamanca): Arqueología y antropología de la vida cotidiana de la guerrilla: una mirada comparativa entre la resistencia italiana y la guerrilla antifranquista

16:00-16:30 Debate

16:30-17:00 Mario Bueno Aguado (Universidad Carlos III de Madrid) & Xurxo Ayán (Universidade NOVA de Lisboa): Campo Maior, 1944. Paisaje, materialidad y memoria de la Andorra republicana
17:00-17:30 Rodrigo Paulos Bravo (Universidad Complutense de Madrid): Arqueología del fascismo italiano en Guadalajara (España)

17:30-18:00 Debate

Organização: Xurxo Ayán (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST)

Cartaz do seminário “Uma arqueologia de guerrilha”. 17 de Abril de 2024, na sala SD do Colégio Almada Negreiros. Entrada livre. O cartaz inclui três fotografias. Fotografia 1: restos de calçado, incluíndo uma sola de sapato, encontrados nas choças dos guerrilheiros na chamada “Andorra republicana”, em Campo Maior, Portugal. Fotografia 2: Garrafa de vidro de cerveja espanhola Cruzcampo, encontrada no mesmo local. Fotografia 3: Casa do engenheiro nas Minas da Tinoca, em ruínas, local que foi refúgio de republicanos espanhóis, também em Campo Maior.

Imagens: Materiais encontrados em choças de guerrilheiros na “Andorra republicana” (Campo Maior, 1944) / Minas da Tinoca, refúgio de republicanos espanhóis (Campo Maior, anos 1930)

(Quarta-feira) 9:30 am - 6:00 pm

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala SD