janeiro, 2023

31jan9:30 am11:00 amApresentação do projecto FIREUSES9:30 am - 11:00 am Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 LisboaTipologia do Evento:Apresentação

Fotografia de um bovino castanho, com grandes cornos encurvados, a caminhar num terreno queimado, cheio de galhos e pedras enegrecidas, com uma mata de acácias por trás.

Ver mais

Detalhes do Evento

Apresentação do FIREUSES, um projecto multidisciplinar que estuda as conexões socio-ecológicas dos incêndios rurais em Portugal, entre 1950 e 2020.

 

Apresentação do projecto FIREUSES

 

O projeto FIREUSES — Paisagens de fogo: Uma história política e ambiental dos grandes incêndios em Portugal (1950-2020) (PTDC/HAR-HIS/4425/2021), vai ser apresentado no próximo dia 31 de Janeiro, no Colégio Almada Negreiros (CAN) – Campus de Campolide da NOVA.

O projecto multidisciplinar, acolhido pelo Instituto de História Contemporânea (IHC — NOVA FCSH / IN2PAST), tem-se dedicado ao estudo das conexões socio-ecológicas dos incêndios rurais em Portugal, entre 1950 e 2020, a partir de três eixos de pesquisa (ambiental, sociocultural e político-científico), focando-se na análise dos usos e da agência do fogo em duas áreas rurais: o entorno da Serra de Monchique e o das Serras da Lapa e de Leomil. O objectivo do projeto FIREUSES é mapear a agência histórica do fogo em Portugal, nos seus múltiplos conteúdos e sujeitos, num contexto de dinâmicas ambientais, tanto locais como globais.

Um ano volvido de trabalho de arquivo, recolha de testemunhos orais e de produção científica, a equipa de investigadores/as pretende apresentar-se à comunidade científica, expor os seus propósitos, as suas orientações e questões teórico-metodológicas e os objectivos do FIREUSES, aproveitando também para fazer um ponto de situação das várias tarefas em curso e inaugurar o website do projecto.

Pretende-se ter uma sessão aberta à discussão e aos comentários dos investigadores/as do IHC e outros colegas interessados em participar.

A sessão, que conta com o apoio dos Grupos de Investigação do IHC “História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente”, decorrerá entre as 9h30 e as 11h00, na sala 209 do CAN.

 

>> 📎 Descarregar folheto (PDF) <<

 

Cartaz da sessão de apresentação do projecto Fireuses. 31 de Janeiro de 2023, às 9 horas e 30 minutos, na Sala 209 do Colégio Almada Negreiros (Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa). A imagem de fundo é uma fotografia de um bovino castanho, com grandes cornos encurvados, a caminhar num terreno queimado, cheio de galhos e pedras enegrecidas, com uma mata de acácias por trás.

 

Imagem: © Leandro Rolim (Fonte)

 

Tempo

(Terça-feira) 9:30 am - 11:00 am

Localização

NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, Sala 209

Campus de Campolide da NOVA — 1099-085 Lisboa

Organizador

X