História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente

Coordenação: Quintino Lopes

Com uma tradição de investigação no âmbito da História da Ciência, consolidada em torno do pólo do IHC na Universidade de Évora, o grupo desenvolve estudos sobre laboratórios, museus, disciplinas, objectos e colecções científicas, atendendo à envolvência internacional das práticas científicas desde o século XVIII. Os investigadores/as do grupo dedicam-se à história de diferentes processos de circulação de saberes, técnicas e conhecimento científico, analisando especificidades internas aos diferentes campos disciplinares mas, também, considerando a ciência num quadro histórico geral.

Neste contexto, e atendendo ao desenvolvimento técnico e às aplicações tecnológicas da ciência nos domínios da vida humana e não-humana, o Grupo de Investigação em História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente é hoje um lugar importante de encontro entre os Estudos sobre Ciência e Tecnologia e a História Ambiental. Deste encontro são expressão projectos de investigação em torno da história das florestas e das políticas florestais, bem como da história das sementes, das pragas e das fomes, ou, ainda, dos grandes incêndios. Refira-se ainda que, a nível tanto da História da Ciência como da História Ambiental, o grupo tem igualmente contribuído para o desenvolvimento e renovação da História Imperial.

O grupo reúne historiadores/as com formação de base em história, mas, também, em ciências naturais. Dinamiza e apoia a publicação da revista HoST – Journal of History of Science and Technology.

Tendo em vista a promoção da cultura científica e ambiental e as relações entre investigação e formação avançada, o grupo dirige o programa doutoral em História e Filosofia da Ciência – especialização em Museologia (Universidade de Évora) e mantém relações estratégicas com parceiros como o Museu Nacional de História Natural e da Ciência e o Museu Nacional de Arqueologia.

Investigadores/as Integrados Doutorados

Doutorandos/as

Outros investigadores/as

Investigadores/as colaboradores

Imagem: Página 589, Figura 211: Vue ideale de nuit du Palais de l’Exposition d’Electricite de Paris, en suupposant le toit central enleve. Les nouvelles conquetes de la science / Tome 1: L’électricité / par Louis Figuier (Fonte: Wellcome Collection).

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH