abril, 2019

02abr(abr 2)10:00 am05(abr 5)8:00 pmAntropologia, História e LiteraturaIII Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir10:00 am - 8:00 pm (5) Fortaleza, BrasilTipologia do Evento:Conferência

Imagem alusiva à conferência

Conferência internacional que tem como objeto de reflexão as confluências teóricas e metodológicas sobre as potencialidades, a criatividade e os riscos das zonas de fronteira entre a história, a antropologia e a literatura.

Antropologia, História e Literatura: práticas, discursos e performances em Iberoamérica
III Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir

A Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir é organizada pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Ceará, pela Red(e) Ibero-Americana Resistência e/y Memória, e pela linha temática «Usos do Passado, Memória e Património Cultural» do Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, reunindo investigadores de várias universidades e países, que apresentam, debatem e procuram cruzar caminhos.

Em 2017 foi realizada sua primeira edição, o Colóquio Internacional “Outros Tempos Hão-de-Vir”, entre os dias 18 a 20 de Outubro, na Universidade Federal do Ceará. A segunda edição, Conferência Internacional Memória, Cultura e Devir – Estudos aprofundados em Ciências Sociais, ocorreu na Universidade NOVA de Lisboa, no período de 10 a 12 de maio de 2018. Em sua terceira edição, a Conferência História, Antropologia e literatura: práticas, discursos e performances em Iberoamérica, resulta do reconhecimento da confluência de saberes de vários investigadores, que ao longo dos últimos anos têm trabalhado a área de fronteira entre a história, a antropologia e a literatura. A Conferência tem como objeto de reflexão as confluências teóricas e metodológicas sobre as potencialidades, a criatividade e os riscos das zonas de limiar entre disciplinas das ciências sociais e humanas.

INSCRIÇÕES ATÉ 31 de MARÇO – 🔗 AQUI

Programa completo 🔗 AQUI.

Programa resumido:

2 de Abril

Acolhimento dos participantes
Feira do livro
Exposição “Plaquinhas políticas”, de Aline Albuquerque.

3 de Abril

10h00 – Conferência de abertura — Paula Godinho (IHC – NOVA FCSH)
11h00 – Café
11h20 – [MESA 1] Património, Performances e Comemorações: O lugar da literatura — Coord. Ana Rita Fonteles Duarte (Unversidade Federal do Ceará) 12h20 – Debate