setembro, 2024

02set10:00 am12:00 pmTrazer a análise espacial para as HumanidadesEscola de Verão NOVA FCSH10:00 am - 12:00 pm NOVA FCSH, sala a anunciar, Avenida de Berna, 26 — 1069-061 LisboaTipologia do Evento:Curso

Detalhe do cartaz do curso da Escola de Verão da Nova FCSH com o título “Trazer a análise espacial para estudos em ciências sociais e humanidades”, com Alba Comino e Joana Paulino.

Curso integrado na edição 2024 da Escola de Verão da NOVA FCSH, onde se pretende fazer uma introdução às metodologias das Humanidades Digitais e Humanidades Espaciais.

Trazer a análise espacial para as Humanidades

Docentes: Joana Paulino e Alba Comino

Datas e Horários: 2 a 12 de Setembro | 2 e 3 de Setembro, das 10h00 às 12h00; dias 4, 5, 6, 9, 10, 11 e 12 de Setembro, das 10h00 às 13h00

Duração: 25h

Modalidade: presencial

Objectivos:

Será feita uma apresentação aos alunos sobre os debates relativos às Humanidades Digitais e, particularmente, sobre as Humanidades Espaciais, ponderando os conceitos, as suas potencialidades e desafios. Conhecerão algumas das metodologias utilizadas, desenvolvendo uma perspetiva crítica de ferramentas para a visualização de dados espaciais nas Ciências Sociais e Humanidades. As ferramentas apresentadas permitirão diferentes abordagens, como a anotação de entidades espaciais em fontes textuais, a geolocalização, a criação de storymaps, e a produção de cartografia histórica com um Sistema de Informação Geográfica. No final do curso, os alunos desenvolverão um projeto de investigação de Humanidades Espaciais, refletindo sobre o processo e resultados alcançados.

Programa resumido:

1. Abordagem teórica às Humanidades Digitais e às Humanidades Espaciais.
  2. Ferramentas de análise espacial, aplicação prática e avaliação crítica.
  3. Desenvolvimento de um projeto de investigação em Humanidades Espaciais.

🔗 Mais informações e inscrições

Cartaz do curso da Escola de Verão da Nova FCSH com o título “Trazer a análise espacial para estudos em ciências sociais e humanidades”, com Alba Comino e Joana Paulino. 2 a 12 de Setembro. Inscrições em https://candidaturas.fcsh.unl.pt

(Segunda-feira) 10:00 am - 12:00 pm

NOVA FCSH, sala a anunciar