dezembro, 2021

03dez9:30 am8:00 pmMinas, Tecnologias e Educação: Convergências8ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos9:30 am - 8:00 pm Cine Teatro da Mina de São Domingos, Mina de São Domingos — 7750-312 MértolaTipologia do Evento:Jornadas

Detalhe do cartaz da Oitava Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos: “Minas, tecnologias e educação: convergências”

Oitava edição das jornadas que o IHC, através do grupo de investigação CEHFCi, dedica à história da Mina de São Domingos, em Mértola.

8ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos:
“Minas, tecnologias e educação: convergências”

O Instituto de História Contemporânea (IHC), através do seu Grupo de Investigação CEHFCi – Ciência: Estudos de História, Filosofia e Cultura Científica da Universidade de Évora promove, no próximo dia 3 de Dezembro de 2021, a 8ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos “Minas, tecnologias e educação: convergências”.

A Jornada Interdisciplinar é dedicada à história da Mina de São Domingos, dando ênfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente, e a sua aplicação num contexto educativo/museológico.

As inscrições são gratuitas e devem ser solicitadas previamente para o email fserraomartins@gmail.com ou via telefone 286 647 534.

As jornadas decorrerão em formato presencial, com respeito pelas normas sanitárias da DGS.

>> Programa completo (📎 PDF) <<

Programa resumido:

09h30 – Sessão de abertura

10h00 – Sessão de comunicações | Apontamentos históricos sobre a Mina de Sã Domingos

11h15 – Sessão de comunicações | Aspectos paisagísticos e ambientais associados à actividade mineira

13h00 – Almoço

15h00 – Sessão de comunicações | A Mina de São Domingos enquanto geo-sítio: potencialidades

15h00 – Saída de campo (opcional, em simultâneo com as comunicações) | Elementos icónicos relacionados com a actividade mineira em S. Domingos

16h30 – Encerramento das comunicações técnico-científicas

17h00 – Apresentação do projecto Malacate

19h00 – Apresentação do livro “Horizonte Raso“, de Mariana Vasques

19h30 – Concerto do Conservatório Regional do Baixo Alentejo