dezembro, 2025

05dez9:30 am6:00 pmMinas, Tecnologias e Educação: Convergências12ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos9:30 am - 6:00 pm Edifício Musical da Mina de São Domingos, Mina de São Domingos — 7750-312 MértolaTipologia do Evento:Jornadas

Detalhe do cartaz da décima-segunda Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos “Minas, tecnologias e educação: convergências”. 5 de Dezembro de 2025, no Edifício Musical da Mina de São Domingos, Mértola.

Ver mais

Detalhes do Evento

12ª edição da jornada dedicada à história da Mina de São Domingos, em Mértola, dando ênfase às interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente.

 

 

Minas, tecnologias e educação: convergências
12ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos

 

 

O Instituto de História Contemporânea, através do grupo de investigação em História da Ciência, da Tecnologia e do Ambiente promove, no dia 5 de Dezembro de 2025, a 12.ª Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos – Minas, tecnologias e educação: convergências. O evento decorrerá de forma presencial na Mina de São Domingos.

As Jornadas Interdisciplinares, organizadas há mais de uma década, são dedicadas à história da Mina de São Domingos, enfatizando as interligações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente e a sua aplicação num contexto educativo/museológico.

O enquadramento do tema (e das comunicações) é o seguinte:
Durante cerca de um século, uma povoação originada pela exploração mineira vivenciou de forma diferenciada o encontro de culturas de dois países – Portugal e Inglaterra – e os avanços tecnológicos da época, que foram aplicados nas infraestruturas e na própria extração e processamento das pirites: a Mina de São Domingos. Com o fim da exploração mineira ficaram a nu, um passivo ambiental, cuja resolução constitui um desafio atual, e um património diversificado, que importa preservar. É sobre a história desta povoação mineira em particular, entre outras situadas ao longo da Faixa Piritosa Ibérica, que se pretende cruzar as visões de especialistas em áreas como a antropologia, a arqueologia, a biologia, a geologia, a história, a história da ciência, a química, a sociologia e o urbanismo, com ênfase para um debate centrado nas questões científicas, tecnológicas e ambientais, um contributo disponível para todos os que se interessam pelo tema e que pensamos de especial utilidade para profissionais de ensino e dos serviços educativos, na sua actuação com as comunidades.

 

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 4 de Dezembro para o email fserraomartins@gmail.com ou via telefone 286 647 534.

 

 

>> Programa completo (📎 PDF) <<

 

Programa resumido:

 

09h30 – Sessão de abertura

10h00 – Sessão de comunicações: Sinais de modernidade no território mineiro de São Domingos

11h15 – Sessão de comunicações: Evidências de actividade em São Domingos: Das fontes à divulgação

12h15 – Sessão de encerramento das comunicações

12h45 – Interrupção para almoço

14h30 – Saída de campo: Complexo Mineiro de São Domingos: Dos impactes da exploração à recuperação ambiental

17h30 – Apresentação do livro “Alma Lavra”, de Margarida Azevedo

18h00 – Encerramento

 

Comissão organizadora:

Jorge Ferreira (IHC – Universidade de Évora / IN2PAST)
Rosinda Pimenta (Fundação Serrão Martins)
Maria de Fátima Nunes (IHC – Universidade de Évora / IN2PAST)

 

 

Cartaz-programa da décima-segunda Jornada Interdisciplinar na Mina de São Domingos “Minas, tecnologias e educação: convergências”. 5 de Dezembro de 2025, no Edifício Musical da Mina de São Domingos, Mértola. Inscrições gratuitas até 4 de Dezembro através do email fserraomartins@gmail.com ou do telefone 286 647 534. Resumo do programa: às 9 horas e 30, Sessão de abertura; às 10 horas, primeira sessão de comunicações com o título “Sinais de modernidade no território mineiro de São Domingos”; às 11 horas e 15, segunda sessão de comunicações com o título “Evidências de actividade em São Domingos: Das fontes à divulgação”; às 12 horas e 15, sessão de encerramento; às 12 e 45, interrupção para almoço; às 14 horas e 30, saída de campo até ao complexo mineiro de São Domingos, com o tema “Dos impactes da exploração à recuperação ambiental”; às 17 horas e 30, apresentação do livro “Alma Lavra”, de Margarida Azevedo, no cine-teatro da Mina de São Domingos; às 18 horas, encerramento.

 

Tempo

(Sexta-feira) 9:30 am - 6:00 pm

Localização

Edifício Musical da Mina de São Domingos

Mina de São Domingos — 7750-312 Mértola

Organizador

Instituto de História Contemporânea — Universidade de Évora, Câmara Municipal de Mértola, Fundação Serrão Martins e LNEG

X