november, 2025

12nov6:00 pm7:30 pmMulheres na Luta contra o Fascismo e o ColonialismoBook presentation6:00 pm - 7:30 pm Aljube Museum, Rua de Augusto Rosa, 42 — 1100-059 LisbonEvent Type :Presentation

Cartaz da apresentação do livro “Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo”. 12 de Novembro de 2025, quarta-feira, às 18 horas, no Auditório do Museu do Aljube. Apresentação por Isabel Araújo Branco. Com a participação de Regina Marques (Dirigente do MDM), Olga Iglésias, Antonieta Rosa Gomes (investigadoras) e Isabel Van-Dunem (dirigente da OMA). Moderação de Raquel Ribeiro (investigadora). O cartaz inclui uma ilustração abstracta que representa mulheres com os braços nos ombros umas das outras (a mesma que é usada na capa do livro).

more

Event Details

The book on women’s struggle against fascism and colonialism, edited by Regina Marques, Inocência Mata, Leonor Teixeira, Joana Dias Pereira and Raquel Ribeiro, will be presented at the Aljube Museum by Isabel Araújo Branco.

 

Mulheres na Luta contra o Fascismo e o Colonialismo

 

No dia 12 de Novembro, o Museu do Aljube vai acolher a apresentação do livro “Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo“, por Isabel Araújo Branco, Regina Marques (dirigente do MDM), Olga Iglésias, Antonieta Rosa Gomes (investigadoras) e Isabel Van-Dunem (dirigente da OMA), com moderação Raquel Ribeiro (investigadora).

Este livro, editado pela Colibri, é o resultado do Congresso Internacional com o mesmo nome que teve lugar na Torre do Tombo em Novembro de 2024 e da responsabilidade de três instituições (MDM, CEComp — FLUL e IHC — NOVA FCSH) para o qual contou com um financiamento do Instituto Camões.

“Nos 50 anos do 25 de Abril e das independências das colónias portuguesas em África, as discussões agora publicadas neste livro demonstram a convergência entre a resistência antifascista em Portugal e os movimentos anticoloniais e pela independência em África. A literatura, as cartas clandestinas, a organização comunitária e militante, mas também dados concretos sobre a realidade da vida e do quotidiano das mulheres, emergem como ferramentas da sua resistência, revelando como as mulheres não só combateram a violência da colonização e do fascismo, mas estão também a construir novas identidades políticas e culturais. Um projecto promissor de articulações na senda de Abril.”

 

 

Mais informações sobre o livro

 

Time

(Wednesday) 6:00 pm - 7:30 pm

Location

Aljube Museum

Rua de Augusto Rosa, 42 — 1100-059 Lisbon

Organizer

Several Institutions

X