novembro , 2024

08nov(nov 8)9:00 am09(nov 9)1:00 pmMulheres na luta contra o fascismo e o colonialismoCongresso internacional9:00 am - 1:00 pm (9) Arquivo Nacional Torre do Tombo e Casa do Alentejo, LisboaTipologia do Evento:Congresso

ilustração abstracta de figuras humanas, de diversas cores, algumas com o punho erguido.

Ver mais

Detalhes do Evento

Congresso sobre o papel das mulheres na guerra colonial e a luta de libertação dos países colonizados por Portugal, uma união anti-fascista e anti-colonialista.

 

Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo

 

Uma iniciativa dirigida a estudantes, investigadores/as, professores/as, mulheres activistas e dirigentes, contribuindo para estreitar laços e conhecimento aprofundado dos momentos mais difíceis que a guerra colonial e a luta de libertação dos países colonizados por Portugal, mais uniu as mulheres na luta anti-fascista e anti-colonialista, uma luta muito solidária comum em Portugal e nos países colonizados, e que abriu o caminho tão esperado para esse dia luminoso e limpo que foi o 25 de Abril 1974.

O congresso é fruto de uma parceria entre o Movimento Democrático de Mulheres, o Instituto de História Contemporânea da Universidade NOVA de Lisboa, o Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo. Conta com o apoio do Instituto Camões, I.P., o apoio logístico da Torre do Tombo, e participantes oradoras vindas de Moçambique, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Cabo Verde.

 

>> Programa (PDF) <<

 

A entrada é livre, com inscrição através do formulário 🔗 disponível aqui.

Se desejar mais informações, contacte o email: congressomulherescolonialismo@gmail.com

 

Cartaz do congresso internacional “Mulheres na luta contra o fascismo e o colonialismo”. Lisboa, Novembro de 2024. 8 de Novembro, no Arquivo Nacional Torre do Tombo. 9 de Novembro de 2024, na Casa do Alentejo. Com investigadoras, dirigentes activistas dos movimentos de mulheres de Angora, Cabo Verde Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Portugal. O cartaz inclui uma ilustração abstracta de figuras humanas, de diversas cores, algumas com o punho erguido.

 

Tempo

8 (Sexta-feira) 9:00 am - 9 (Sábado) 1:00 pm

Localização

Arquivo Nacional Torre do Tombo e Casa do Alentejo

Lisboa

Organizador

Várias instituições

X