Declaração da Direcção do IHC

Abr 14, 2023 | Notícias

A Doutora Catarina Laranjeiro é actualmente Investigadora Integrada do Instituto de História Contemporânea (IHC), onde desenvolve um projecto de investigação intitulado “African Modes of Self-Filming: Popular Films in Transnational Flow“, aprovado no âmbito do concurso CEEC individual, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O seu projecto foi aprovado por decisão de um júri internacional, em condições muito competitivas. Desde que passou a integrar o IHC, a Doutora Catarina Laranjeiro tem dado um contributo intelectual de grande valor para a actividade científica do Instituto. O seu contributo humano para o Instituto tem sido igualmente exemplar. Temos muito gosto em contar com a Doutora Catarina Laranjeiro na nossa equipa de investigação.

Entre as suas publicações mais recentes, Catarina Laranjeiro foi co-autora de um capítulo de um livro intitulado Sexual Misconduct in Academia – Informing an Ethics of Care in the University, o qual tem suscitado debate académico e interesse mediático. Relativamente às situações de assédio que terão ocorrido no contexto do Centro de Estudos Sociais (CES), e que são alegadas nesse texto e em outras denúncias vindas a público, a Direcção do IHC chama a atenção para os comunicados emitidos pela Direção e Presidência do Conselho Científico do CES, bem como para as medidas aí anunciadas, entre as quais a criação de uma Comissão Independente, que deverá proceder à identificação de eventuais falhas institucionais e à averiguação da ocorrência das eventuais condutas anti-éticas, e a suspensão de dois investigadores.

O assédio moral e sexual é uma realidade que existe em várias universidades portuguesas e deve ser combatido sem hesitações. Foi também neste sentido que, em 2017, o IHC instituiu, nos seus Estatutos, a figura de um Provedor do Investigador, personalidade externa ao Instituto e a quem qualquer investigador ou investigadora pode recorrer para sanar conflitos ou apresentar denúncias, sem prejuízo do direito a recorrer a outros órgãos universitários e às próprias instâncias nacionais de justiça. Finalmente, apelando a que a presunção de inocência de quem é denunciado seja respeitada, também apelamos a que a credibilidade de quem denuncia seja respeitada. A defesa dos direitos laborais dos investigadores e investigadoras, bem como a promoção da igualdade de género e de um ambiente seguro no trabalho, são elementos que cultivamos no IHC.

A Direcção do IHC

 

Outras Notícias

CONTACTS

Institute of Contemporary History
NOVA FCSH
Av. Berna, 26 C 1069-061 LISBOA
 Tel.: +351 21 7908300 ext. 1545
Email: ihc@fcsh.unl.pt

WORKING HOURS

Monday to Friday
10.00h - 13.00h / 14.00h - 18.00h

SEARCH

X